Salvador, 7 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Gerente do Samu dá dicas para evitar queimaduras e acidentes no período junino

Tradição no período junino, as fogueiras e fogos aquecem e animam as noites festivas, mas também trazem como consequência o aumento do número de atendimentos e internamentos por queimadura nas unidades de saúde. Para garantir festejos tranquilos e sem ocorrências indesejáveis, o médico e gerente do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Metropolitano de Salvador, Ivan Paiva Filho, dá algumas dicas de segurança úteis para a prevenção e para saber como agir em caso de acidentes.

 

As três primeiras dicas estão relacionadas às crianças. “Ao comprar fogos de artifício, é importante escolher fogos compatíveis com a idade das crianças, que sejam certificados e de qualidade. A recomendação é não comprar fogos caseiros, porque não é possível comprovar a qualidade deles. A segunda dica é manter essas crianças que vão soltar fogos de artifício na presença do pai, da mãe ou de um responsável para que possam ser supervisionados. Já a terceira é jamais deixar a criança jogar nem mesmo um foguetinho de menor potência dentro de uma fogueira, pois a explosão de fogos de artifício dentro de uma fogueira pode arremessar brasa e trazer consequências ruins”, explica.

 

Outra orientação importante em relação aos fogos é sempre soltá-los em ambiente aberto para evitar acidentes. Se não houver rotas de fuga, por exemplo, a inalação da fumaça pode ser perigosa.

 

Fogueiras – Ivan Paiva alerta que também há um hábito de assar milho ou outros alimentos perto da fogueira, o que também pode proporcionar riscos. “O calor intenso pode causar queimaduras. Além disso, algumas madeiras podem estourar ou lançar brasas, atingindo quem estiver por perto. Outra dica é ficar sempre de costas para o vento, pois a posição evita a inalação da fumaça, que pode causar irritações e dificuldades respiratórias”, afirma.

 

O médico lembra ainda que até mesmo o processo de acender as fogueiras apresenta um grande risco para todos. “Nunca utilize substâncias como álcool e gasolina, porque às vezes existe a impressão de que a fogueira não está acesa, mas quando a pessoa joga álcool ou algum outro combustível, o fogo vem na direção de quem jogou, inclusive explodindo a garrafa ou recipiente que está na mão”, explana.

 

Como proceder – Em caso de queimaduras, se a roupa ainda estiver queimando e se for seguro para a pessoa, a recomendação é tirar de imediato para interromper o processo. “Logo que possível, lave abundantemente o local afetado com água. Nunca passe nenhuma substância, nem manteiga, nem pasta de dente, nada que não seja água. Nessas situações, aguarde e siga as orientações do nosso médico regulador. Ele irá definir se é uma queimadura grave, que precisa ser encaminhada para um centro de queimados ou se é uma queimadura que muitas vezes pode ser atendida em uma de nossas Unidades de Pronto Atendimento, que estarão com equipes completas para o atendimento durante o São João”, acrescenta Paiva.

 

Além das Unidades de Pronto Atendimento, o Samu funcionará durante 24h com profissionais tanto na Central de Regulação quanto nas ambulâncias. Caso seja indicado o envio de uma ambulância, a orientação é fornecer o endereço de forma correta com o nome do bairro, número e pontos de referência próximos para que o socorro possa chegar o mais rápido possível. Em rodovias, o recomendável é informar o quilômetro e o sentido.

 

“Eu sempre reforço a todos também que não combinem bebida alcoólica e direção. Durante os festejos juninos, também há um grande número de acidentes e de pessoas que ainda insistem em consumir bebida alcoólica. Este ano, nós teremos um São João muito amplo, graças ao feriado, que vai começar no dia 19, Corpus Christi, e se estenderá até o dia 24. Então, eu espero que todos possam aproveitar e curtir o período com todas essas orientações”, conclui Ivan Paiva.

 

Foto: Lucas Moura/Secom PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Foto Matheus LandimGOVBA1
São José da Vitória recebe investimentos estratégicos do governo estadual
O município de São José da Vitória abriga um dos trechos mais preservados de Mata Atlântica do Sul da...
fortaleza
Fortaleza e Ceará são rebaixados na última rodada do Brasileirão 2025
Inter e Vitória contam com resultados paralelos e seguem na elite O Fortaleza perdeu de virada para o...
05-12-25-Natal-Luz-Salvador-Fotos-Bruno-Concha-Secom-PMS (1)
Natal Luz Salvador 2025 ilumina o Centro Histórico e emociona visitantes com túnel de 400 metros na Rua Chile
O Natal Luz Salvador 2025, aberto oficialmente na última sexta-feira (5), transformou o Centro Histórico...
Rayssa-Leal
Rayssa Leal é tetracampeã do Supercrown em São Paulo
Além da brasileira, 4 japonesas e uma australiana foram à final Com apenas 17 anos, Rayssa Leal faturou...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar