Salvador, 9 de outubro de 2025
Editor: Chico Araújo

Curso de formação de roteiristas do SalCine segue com inscrições abertas até sexta-feira (20)

O curso gratuito de Formação de Roteiristas em Narrativas Ficcionais Seriadas, vinculado ao programa SalCine, segue com inscrições abertas até essa sexta-feira (20). Com um total de 20 vagas, a formação chamada “Usina do Drama 2025” selecionará propostas de séries ficcionais inéditas, sendo até quatro de animação infanto-juvenil e 16 de ficção live-action, na modalidade híbrida.

 

Interessados devem se inscrever através do site https://salvadorcriativa.salvador.ba.gov.br/curso-gratuito-de-formacao-de-roteiristas-em-narrativas-ficcionais-seriadas/. A capacitação, que visa preparar para o mercado de trabalho roteiristas de televisão e plataformas de streaming, é promovida pelas secretarias municipais de Cultura e Turismo (Secult) e de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), em parceria com o Senai Cimatec.

 

O curso será executado pela produtora Gaveta do Pensamento, em parceria com o grupo de pesquisa A-Tevê, da Universidade Federal da Bahia (Ufba), por meio da extensão universitária Estação do Drama.

 

De acordo com a gestora do programa Salcine, Milena Anjos, o curso se repete pelo segundo ano consecutivo. “Dessa vez, abrimos vagas voltadas para obras seriadas. A proposta com essa formação é qualificar os talentos da cidade que atuam na área da escrita para o audiovisual, possibilitando a construção de novas narrativas, sobretudo àquelas que representem a diversidade de Salvador”, afirma.

 

Anjos destaca que a cadeia do audiovisual perpassa por diversas áreas, começando pelo roteiro. “Ter uma história bem contada e estruturada é essencial para o mercado”, frisou ela, destacando a importância da parceria com a Faculdade de Comunicação da Ufba, através do programa Usina do Drama.

 

Critérios – Para participar, é preciso residir em Salvador, ter 18 anos ou mais; ter ao menos o Ensino Fundamental II completo; experiência comprovada com roteiro audiovisual; dispor de computador ou dispositivo com acesso à internet e câmera; ter disponibilidade para aulas presenciais e online e estar disponível para visitas técnicas a instituições parceiras.

 

Após a inscrição online com envio de proposta de série e currículo, será feita uma análise técnica dos materiais enviados. A carga horária total do curso é de 116 horas, distribuídas entre aulas presenciais e virtuais. A formação é gratuita e todas as etapas do processo seletivo serão realizadas de forma online, conforme informações do edital.

 

Além dos 20 selecionados para início imediato do curso, outros 40 candidatos serão classificados como suplentes e poderão participar de formações complementares nos Espaços de Estudos, com carga horária de 80 horas.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

trânsito
Carro é o principal meio de transporte para o trabalho, diz Censo
Ele supera a camada da população que utiliza ônibus O carro é o principal meio de transporte utilizado...
moradia
Caixa prevê financiar 80 mil moradias com novo programa imobiliário
Nova política deve ser anunciada nesta sexta-feira (10) pelo governo O ministro das Cidades, Jader Barbalho...
inflacao
Inflação medida pelo INPC sobe 0,52% em setembro e 5,1% em 12 meses
Índice costuma ser utilizado para reajuste anual de salários A inflação apurada pelo Índice Nacional...
unnamed
Em busca de quinto acesso na carreira, João Paulo destaca foco do São Bernardo para rodada final da Série C
No próximo sábado (11), João Paulo poderá conquistar o seu quinto acesso na carreira. O meio-campista...

Opinião

congresso
Plunct, plact, zum, não vai a lugar nenhum!