Salvador, 8 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Liga do Samba Junino realiza o VII Festival de Samba Junino na capital baiana

A maratona de shows do Samba Junino na capital baiana ganha mais um destaque no último final de semana de junho. A partir das três horas da tarde de domingo, 29, a Liga do Samba Junino irá realizar o VII Festival de Samba Junino com a participação de mais de vinte grupos de Samba Junino no final de linha do Garcia para celebrar esta importante manifestação cultural.

“O objetivo da Liga é preservar, fortalecer e difundir cada vez mais a cultura do Samba Junino em nossa cidade no intuito de promover o contato entre várias gerações de sambadeiras e sambadores, mestras e mestres desta cultura e para dar mais visibilidade a este movimento cultural, além de formar novas gerações do Samba Junino”, afirma o produtor cultural Vagner Shrek.

Intitulado como FESTIVAL SALVADOR, SAMBA JUNINO, o festival terá dez mil reais em premiação e será composto pelos tradicionais concursos de grupo, música, rainha e indumentárias/adereços, onde serão avaliadas as canções inéditas; melhor rainha sambadeira e desempenho geral do grupo incluindo figurino, repertório e envolvimento do público durante as apresentações.

Mas, os festejos pelo Samba Junino não param por aí. Após a realização do concurso, na quarta-feira, dia 2 de julho, será a vez de assistir ao Desfile dos Campeões com os arrastões dos grupos participantes a partir das quatro horas da tarde na Avenida Almirante Alves Câmara no Engenho Velho de Brotas.

“O Samba Junino é o conservatório de música na periferia, nesse ambiente cultural, adultos, jovens e crianças têm o seu primeiro contato com a nossa música, fruto de uma herança ancestral africana. E, para democratizar ainda mais o acesso a nossa cultura, o festival e o desfile serão gratuitos e com todo aparato de acessibilidade”, acrescenta Shrek.

O projeto FESTIVAL SALVADOR, SAMBA JUNINO, foi contemplado pelo Prêmio Samba Junino Ano VII, da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura de Salvador, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador e da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), Ministério da Cultura, Governo Federal.

Sobre o Samba Junino:

O samba junino representa uma expressão cultural genuinamente soteropolitana, marcado pela rítmica do samba duro, disseminada há mais de 50 anos em diversos bairros de Salvador. Os bairros tradicionais que realizam os festejos são Engenho Velho de Brotas, Engenho Velho da Federação, Federação, Fazenda Garcia, Tororó, Nordeste de Amaralina, dentre outros. Em fevereiro de 2018, o Samba Junino foi reconhecido como Patrimônio Imaterial de Salvador e em 2020 entrou no calendário oficial de eventos da capital baiana, sendo comemorado no dia 17 de abril.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

06-12-25-Prefeitura-Nova-Orla-Pituaçu-Foto-Valter-Pontes-Secom-PMS (7)
Nova orla de Pituaçu é entregue pela Prefeitura com 20 quadras, 25 quiosques e quatro parques infantis
Fotos: Valter Pontes/ Secom PMS Texto: Nilson Marinho e Gilvan Santos/ Secom PMS A nova orla de Pituaçu...
Foto Matheus LandimGOVBA1
São José da Vitória recebe investimentos estratégicos do governo estadual
O município de São José da Vitória abriga um dos trechos mais preservados de Mata Atlântica do Sul da...
ate_o_fim_bareiro_faz_o_segundo_gol_do_leao_na_partida_vamos_botafogo_2x2_fortaleza_vag
Fortaleza e Ceará são rebaixados na última rodada do Brasileirão 2025
Inter e Vitória contam com resultados paralelos e seguem na elite O Fortaleza perdeu de virada para o...
05-12-25-Natal-Luz-Salvador-Fotos-Bruno-Concha-Secom-PMS (1)
Natal Luz Salvador 2025 ilumina o Centro Histórico e emociona visitantes com túnel de 400 metros na Rua Chile
O Natal Luz Salvador 2025, aberto oficialmente na última sexta-feira (5), transformou o Centro Histórico...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar