Salvador, 24 de outubro de 2026
Editor: Chico Araújo

Senado aprova criação do Dia Nacional da Axé Music; texto segue para sanção de Lula

O Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira (2), o projeto de lei que institui o Dia Nacional da Axé Music, a ser celebrado anualmente em 17 de fevereiro. A proposta, de autoria da deputada baiana Lídice da Mata (PSB-BA), já havia sido aprovada pela Câmara dos Deputados em fevereiro e agora segue para sanção ou veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

 

A data escolhida faz referência ao lançamento da música Fricote, de Luiz Caldas, em 1985, canção que é considerada o marco inaugural da Axé Music, movimento que transformou a cena musical da Bahia e ganhou projeção nacional e internacional nos anos seguintes. O termo “Axé Music” foi cunhado em 1987, dois anos após o sucesso da faixa.

 

Para Lídice da Mata, a criação da data representa o reconhecimento da importância histórica, cultural e social do gênero. “É uma celebração de um movimento que levou a música da Bahia para o mundo, com raízes negras profundas e forte impacto social”, declarou.

 

Em 2025, o gênero completa 40 anos de existência. A proposta tramitou em regime de urgência e foi relatada na Câmara pelo deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA), também baiano, tendo sido aprovada com 269 votos favoráveis.

 

Durante audiência pública realizada em 2023 pela Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados, artistas, pesquisadores e especialistas ressaltaram o papel do axé como símbolo das expressões culturais negras no Brasil e motor da economia criativa baiana, especialmente no Carnaval.

Bahia Notícias

Veja também

futebol
Ex-jogadoras da seleção de futebol incentivam alunas em escolas do Rio
Brasil sediará Copa do Mundo feminina em 2027 Na escola municipal Juan Antonio Samaranch, em Santa Teresa,...
Mateus
Bahia conquista prata no judô e bronze no triathlon nos Jogos da Juventude 2026
A delegação baiana conquistou duas medalhas no primeiro bloco dos Jogos da Juventude 2026, disputados...
chuva
Inmet: Domingo de eleição será chuvoso em boa parte do país; confira
Norte e Nordeste têm predomínio de tempo seco e calor O fim de semana de eleições terá predomínio de...
mulheres
BB capacitará funcionários para acolher mulheres em risco
Acordo com o Ministério Público prevê campanha e orientação às vítimas Mulheres que procurarem ajuda...

Opinião

ucsal
UCSal: semeando saberes e sonhos ao longo de 65 anos