Salvador, 7 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Após Texas, enchentes no Novo México matam 3

Chuvas torrenciais provocaram enchentes repentinas no Novo México, nos Estados Unidos, que mataram pelo menos três pessoas na terça-feira (8), incluindo duas crianças pequenas, e deixaram dezenas de pessoas presas em casas e veículos na vila turística de Ruidoso, segundo autoridades locais.

As crianças, de quatro e sete anos, e um homem foram arrastados pela correnteza e depois encontrados mortos, informou a vila de Ruidoso em seu site na noite de terça-feira, acrescentando que as operações de resgate estavam em andamento.

As enchentes no Novo México ocorrem apenas quatro dias após inundações repentinas terem matado mais de 100 pessoas no estado vizinho Texas, após transbordamento do Rio Guadalupe por conta de fortes chuvas. Mais de 100 pesso

A porta-voz do Departamento de Segurança Interna e Gestão de Emergências do Novo México, Danielle Silva, afirmou que o nível do Rio Ruidoso subiu rapidamente e atingindo um nível recorde de 6,2 metros no auge da enchente. À medida que as águas começaram a recuar no fim do dia, as autoridades iniciaram buscas por sobreviventes entre os destroços.

 

Um vídeo em time-lapse revelado pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) mostra que o nível do Ruidoso subiu em questão de minutos.

Vídeos divulgados por moradores da região mostraram uma casa inteira sendo arrastada pela correnteza nas águas turvas do Rio Ruidoso após ser arrancada do chão, e batendo em árvores ao longo do caminho. “Eu vi o vídeo. Não sabemos se havia alguém dentro da casa”, disse Danielle Silva

Equipes de emergência organizadas pelas autoridades locais e pela Guarda Nacional realizaram pelo menos 85 resgates de pessoas na alta correnteza do Ruidoso, muitos deles envolvendo pessoas presas em carros e casas devido ao nível elevado das águas, segundo Silva.

No Novo México, Silva explicou que a gravidade do fluxo de detritos foi agravada por uma paisagem queimada por incêndios florestais e desprovida de vegetação, o que foi seguido por inundações que erodiram o solo.

Ruidoso, um refúgio popular de verão e também uma estação de esqui localizada na cordilheira Sierra Blanca, no sul-central do Novo México, fica a cerca de 185 km ao sul de Albuquerque, a maior cidade do estado.

G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

06-12-25-Prefeitura-Nova-Orla-Pituaçu-Foto-Valter-Pontes-Secom-PMS (7)
Nova orla de Pituaçu é entregue pela Prefeitura com 20 quadras, 25 quiosques e quatro parques infantis
Fotos: Valter Pontes/ Secom PMS Texto: Nilson Marinho e Gilvan Santos/ Secom PMS A nova orla de Pituaçu...
Foto Matheus LandimGOVBA1
São José da Vitória recebe investimentos estratégicos do governo estadual
O município de São José da Vitória abriga um dos trechos mais preservados de Mata Atlântica do Sul da...
ate_o_fim_bareiro_faz_o_segundo_gol_do_leao_na_partida_vamos_botafogo_2x2_fortaleza_vag
Fortaleza e Ceará são rebaixados na última rodada do Brasileirão 2025
Inter e Vitória contam com resultados paralelos e seguem na elite O Fortaleza perdeu de virada para o...
05-12-25-Natal-Luz-Salvador-Fotos-Bruno-Concha-Secom-PMS (1)
Natal Luz Salvador 2025 ilumina o Centro Histórico e emociona visitantes com túnel de 400 metros na Rua Chile
O Natal Luz Salvador 2025, aberto oficialmente na última sexta-feira (5), transformou o Centro Histórico...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar