O Bahia não conseguiu manter a sequência de triunfos no Brasileirão e empatou por 1×1 com o Fortaleza, dentro do Castelão. O time cearense luta contra o rebaixamento e estreava o técnico Renato Paiva, ex-Bahia e Botafogo e o tricolor baiano buscava manter a vaguinha dentro do G-4. O jogo foi bastante disputado, com muitas faltas, cartões amarelos, queixas de arbitragem e muitos gols anulados. Marinho abriu o placar na primeira etapa. Logo ele, que adora provocar o Bahia por ter sido ídolo no rival Vitória.
Foi um belo gol de fora da área, pegando um rebote do goleiro Marcos Felipe. O empate do tricolor veio depois de dois gols anulados. Rodrigo Nestor cobrou falta, a bola bateu na barreira e voltou para ele mesmo bater. O gol foi anulado inicialmente com o juiz achando ter a bola batido em um jogador do Bahia, mas no VAR foi confirmado que a bola desviou no zagueiro Matheus Pereira – gol contra.
Detalhe negativo, Lucho Rodrigues entrou como titular e não foi bem na primeira etapa, perdendo um gol de rebote com o gol aberto. No intervalo, foi substituído.
Autor do gol tricolor, Rodrigo Nestor analisou a partida: “A gente sabia que seria um jogo difícil, Fortaleza é uma equipe muito qualificada. Com uma felicidade do Marinho eles fizeram o gol. Mas lutamos e buscamos o empate”
Com o resultado, o Bahia chega aos 25 pontos e segue na 4ª posição do Brasileirão, mas pode ser ultrapassado ainda nesta rodada. Já o Fortaleza vai aos onze pontos e segue na 19ª colocação da tabela de classificação.
Como próximo desafio, o Bahia terá pela frente o América de Cali, da Colômbia, na próxima terça-feira (22), às 21h30. O Leão do Pici encara o Bragantino, no próximo sábado (26), às 18h, também no Castelão.
⌛️Empate no Castelão! Bahia sai atrás mas busca empate com Nestor, após rebote de cobrança de falta. Marinho abriu o placar. Agora o Esquadrão foca na Sudamericana, no duelo de terça-feira em Cali, na Colômbia, pelo confronto de volta da competição continental.#FORxBAH… pic.twitter.com/xPDfWjZZ5G
— Esporte Clube Bahia (@ecbahia) July 19, 2025
O jogo
O Fortaleza do estreante Renato Paiva entrou com o seu terceiro goleiro, Magrão, já que João Ricardo e seu reserva Brenno estão machucados. Há meses no elenco, mas entrando em campo como titular pela primeira vez, Magrão mostrou insegurança quando usou os pés e em algumas saídas, o que levou o Bahia, mesmo com posse menor, a ter as melhores chances. Na melhor delas, Britez e Magrão não se entenderam e Erick Pulga foi mais esperto, chutando para defesa parcial do goleiro. Na sobra, Lucho chutou mal e a bola passou raspando.
Contudo, aos 29 minutos, Marinho pegou de primeira uma bola que o goleiro Marcos Felipe rechaçou e, de fora da área, fez um golaço, colocando o Fortaleza na frente. Pouco depois, aos 37, quase saiu o segundo. Breno Lopes passou por Jean Lucas e chutou na trave. Na sobra, Marinho não teve sucesso ao pegar de primeira. A bola espirrou e foi longe.
Segundo tempo
O segundo tempo pegou fogo. O Bahia voltou com Cauly na vaga de Lucho Rodríguez. O jogo ficou tenso por causa de uma zoação de Erick Pulga (ex-Ceará) para a torcida do Fortaleza. Os times buscaram o gol e o Fortaleza teve um gol anulado. Mas o Bahia era melhor. Lucero perdeu grande chance e Everton Ribeiro mandou uma na trave. Aos 15, Everton Ribeiro, de cabeça, marcou para o Bahia. Porém, o juiz foi ao VAR e anulou o tento, pois no início da jogada Marinho sofreu falta no lance em que perdeu a bola e originou o ataque.
O Bahia seguiu em cima, perdendo oportunidades claras. E mais um gol anulado. Contudo, veio o empate. Rodrigo Nestor, que entrara pouco antes, pegou a sobra de uma falta e chutou. A bola bateu em Matheus Pereira e matou o goleiro Magrão. 1 a 1. No fim, o Fortaleza se lançou à frente e teve três chances: duas com Pikachu e uma em que Pikachu tentou, mas quem concluiu foi Bareiro. A bola entrou. Mas o paraguaio, recém-contratado, tocou com a mão. Mais um gol anulado e 1 a 1 no placar final.
O Bahia reclamou de um pênalti já no finalzinho da partida, em cima de Cauly
😡 Mais uma vez prejudicados. Parabéns por ignorar um pênalti claro para o Bahia, arbitragem brasileira. Até quando? 📽: Premiere #ComOEsquadrão pic.twitter.com/Mu3UwAMD1w
— ecbahia.com (@ecbahiapontocom) July 19, 2025