Salvador, 9 de setembro de 2026
Editor: Chico Araújo

Clubes brasileiros prestam homenagens a Preta Gil, torcedora apaixonada do Flamengo

Os clubes brasileiros se uniram em solidariedade no último domingo (20) para lamentar a morte de Preta Gil, cantora e ícone da cultura nacional, que faleceu aos 50 anos após uma batalha contra um câncer colorretal. Declaradamente flamenguista, Preta enfrentava a doença desde janeiro de 2023 e passou as últimas semanas nos Estados Unidos, onde buscava um tratamento experimental.

 

O Flamengo, clube de coração da artista, foi um dos primeiros a prestar homenagens públicas. Preta acompanhava de perto a trajetória do Rubro-Negro Carioca, inclusive na Copa do Mundo de Clubes, e chegou a publicar nas redes sociais um vídeo com familiares torcendo juntos pelo time.

A manifestação de carinho foi seguida por outros clubes como Bahia, Vitória, Botafogo e Palmeiras, que enviaram mensagens de condolências e apoio à família Gil.

Filha do cantor Gilberto Gil, Preta foi diagnosticada com adenocarcinoma em janeiro de 2023. Ela iniciou o tratamento com sessões de quimioterapia e radioterapia no Brasil, e em agosto de 2024 passou por uma cirurgia para retirada de tumores. No entanto, a doença retornou em outras partes do corpo, exigindo novos procedimentos médicos, até seu falecimento.

 

Além da carreira na música — com seis álbuns lançados —, Preta Gil também foi destaque no Carnaval com o Bloco da Preta, um dos mais tradicionais do Rio de Janeiro, e atuava na publicidade por meio da agência Mynd, da qual era sócia. Mas seu legado vai além da arte: ela foi uma figura pública combativa, reconhecida por levantar pautas importantes como o combate ao racismo, à gordofobia e a defesa dos direitos das mulheres e da população LGBTQIA+.

 

Preta Gil deixa seu filho, Francisco, e a neta, Sol.

Bahia Notícias

Veja também

morta
São Franciso do Conde: suspeito de matar mulher com mais de 40 facadas após discussão por ciúmes é preso
Um homem de 36 anos foi preso na segunda-feira (7), suspeito de matar uma mulher com mais de 40 golpes...
crime
Homem que confessou ter feito disparo que matou filha de PMs no Imbuí já tinha sido preso em 2024 com moto roubada
O homem que foi preso após confessar ser o responsável pelo disparo que matou a filha de dois policiais,...
Edifício sede do Banco do Brasil, em Brasília
Bancários da Bahia anunciam greve em instituições públicas a partir da próxima quinta-feira
O Sindicato dos Bancários da Bahia anunciou a paralisação das atividades por tempo indeterminado no estado,...
flamengo
Flamengo é indicado ao prêmio de melhor clube masculino da Bola de Ouro 2026
O Flamengo está entre os cinco indicados ao prêmio de melhor clube masculino de 2026 da Bola de Ouro....

Opinião

WhatsApp Image 2026-08-24 at 12.03
Opinião: Formação profissional em jornalismo: o debate que o futuro exige