Salvador, 7 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Inscrições para Olimpíada de Eficiência Energética começam em agosto

partir de 1º de agosto terá início o período de inscrições para a Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (Onee 2025), voltada a estudantes do 8º e 9º anos. Os interessados em participar da competição terão até o dia 30 de setembro para acessar o site www.onee.org.br. A inscrição é gratuita.

A expectativa dos organizadores é de que cerca de meio milhão de alunos das redes pública e privada de ensino participem desta competição que tem, como objetivo, despertar a conscientização sobre o consumo responsável de energia, sustentabilidade e os impactos sociais e econômicos associados ao uso dos recursos naturais.

Será disponibilizado, também, um curso de formação para docentes, nos meses de agosto e setembro.

Etapas

Em outubro terá início as primeiras fases da olimpíada, com desafios e provas aplicados aos competidores. O resultado será anunciado em outubro e o evento de premiação está agendado para o dia 6 de novembro em Brasília.

“Na primeira fase, os alunos participam de desafios gamificados, aprendendo, de forma descontraída, sobre eficiência energética. Já na segunda etapa, realizam uma prova objetiva, disponível no site ou aplicativo da Onee”, explicam os organizadores.

Ao final, serão distribuídas medalhas de ouro, prata e bronze, além de notebooks para o melhor aluno de cada estado.

Além disso, os medalhistas da edição 2025 garantirão de forma automática vaga na 2ª fase da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) 2026, sem a necessidade de passar pela etapa inicial.

A ONEE é realizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), por meio do Programa de Eficiência Energética. A coordenação ficou a cargo do Instituto Abradee, ligado à Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica.

 

Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

06-12-25-Prefeitura-Nova-Orla-Pituaçu-Foto-Valter-Pontes-Secom-PMS (7)
Nova orla de Pituaçu é entregue pela Prefeitura com 20 quadras, 25 quiosques e quatro parques infantis
Fotos: Valter Pontes/ Secom PMS Texto: Nilson Marinho e Gilvan Santos/ Secom PMS A nova orla de Pituaçu...
Foto Matheus LandimGOVBA1
São José da Vitória recebe investimentos estratégicos do governo estadual
O município de São José da Vitória abriga um dos trechos mais preservados de Mata Atlântica do Sul da...
ate_o_fim_bareiro_faz_o_segundo_gol_do_leao_na_partida_vamos_botafogo_2x2_fortaleza_vag
Fortaleza e Ceará são rebaixados na última rodada do Brasileirão 2025
Inter e Vitória contam com resultados paralelos e seguem na elite O Fortaleza perdeu de virada para o...
05-12-25-Natal-Luz-Salvador-Fotos-Bruno-Concha-Secom-PMS (1)
Natal Luz Salvador 2025 ilumina o Centro Histórico e emociona visitantes com túnel de 400 metros na Rua Chile
O Natal Luz Salvador 2025, aberto oficialmente na última sexta-feira (5), transformou o Centro Histórico...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar