Salvador, 23 de outubro de 2026
Editor: Chico Araújo

Projeto de lei sobre proteção de crianças nas redes sociais ganha força após vídeo viral sobre ‘adultização’

A repercussão do vídeo Adultização, do youtuber Felca, reacendeu o debate sobre a exposição de crianças nas redes sociais e impulsionou a tramitação do Projeto de Lei 2.628/2022 na Câmara dos Deputados. A proposta, de autoria do senador Alessandro Vieira (MDB-SE), foi aprovada pelo Senado em novembro de 2024 e, desde então, aguardava análise dos deputados.

O vídeo, que viralizou nas redes, denuncia a exploração da imagem de crianças com conotação sexual por influenciadores digitais. Apesar de não citar diretamente o termo “adultização”, o projeto de lei trata da proteção de crianças e adolescentes no ambiente digital.

De acordo com a Agência Senado, o PL estabelece regras para o funcionamento das plataformas, prevê mecanismos de monitoramento por pais e responsáveis, e facilita o acesso a informações sobre o uso das redes por menores de idade.

Veja também

natacao
Festival de Primavera reúne 300 nadadores na Piscina Olímpica da Bahia
O Campeonato e Festival Baiano de Primavera de Natação acontece na Federação Baiana de Desportos Aquáticos...
Fifa anuncia Catar como sede da Copa Intercontinental 2026
A Fifa confirmou, nesta quinta-feira (22), o Catar como sede da Copa Intercontinental de 2026. O torneio...
policia-civil-SP
Polícia Civil investiga distribuidora de bebidas em Guarulhos (SP)
Estabelecimento é suspeito de vender produtos falsificados Policiais civis de São Paulo cumpriram nesta...
amazônia
Estudo aponta atividade humana nas emissões de carbono na Amazônia
Pesquisa classificou dados coletados entre 2010 e 2024 Um estudo que pesquisou 15 anos de medições do...

Opinião

ucsal
UCSal: semeando saberes e sonhos ao longo de 65 anos