Salvador, 11 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Agricultura Familiar ganha força com novo escritório da ApexBrasil na Bahia

A agricultura familiar baiana ganhou um importante reforço com a inauguração do escritório da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) em Salvador, nesta segunda-feira (18/08). A Bahia, que já é o maior estado exportador do Nordeste e o 9º do país, passa a contar com uma representação da Agência dedicada a ampliar a presença institucional e apoiar empresas e cooperativas locais nos processos de exportação, internacionalização e atração de investimentos.
O lançamento foi realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) e contou com a participação do governador Jerônimo Rodrigues, do presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, além da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), da Federação das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do estado da Bahia (Unicafes/BA), o Consórcio Nordeste e outras autoridades e empresários.
Para a agricultura familiar, a chegada da ApexBrasil à Bahia representa mais proximidade, acesso a novos mercados e valorização dos produtos locais com maior valor agregado. “A vinda do escritório da Apex para a Bahia é muito positiva. A agricultura familiar só tem a ganhar com essa proximidade. A Apex é um grande parceiro, que agora está mais perto para dialogar e abrir portas. Temos um grande potencial e já estamos exportando bastante, não apenas do agro em geral, mas também da agricultura familiar. Por isso, essa chegada faz todo o sentido para o nosso estado”, destacou Rodolfo Moreno, diretor de comercialização da Unicafes/BA.
Além do escritório, também foi lançado o Núcleo Bahia do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX/BA), que vai oferecer atendimento gratuito e individualizado a 350 empresas e cooperativas familiares nos polos de Salvador, Ilhéus e Vitória da Conquista, apoiando empreendimentos que desejam iniciar ou ampliar sua atuação no comércio exterior.
Para o secretário de Desenvolvimento Rural, Osni Cardoso, “a presença da ApexBrasil aqui aproxima ainda mais a agricultura familiar dos mercados internacionais. É a chance de mostrar a diversidade e a qualidade dos nossos produtos, fortalecendo cooperativas, ampliando renda e garantindo que o campo baiano também seja protagonista no comércio exterior”.
Com a nova estrutura, cooperativas e empreendimentos da agricultura familiar terão mais acesso a feiras, missões internacionais e mercados estrangeiros. Setores como cacau e chocolate, têxtil, energias renováveis, alimentos processados, tecnologia e indústria também ganham suporte para diversificar exportações, atrair investimentos e fortalecer a reindustrialização da Bahia.

Fotos: Amanda Ercília/GOVBA e Ítalo Oliveira/SDR/GOVBA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

PSG
Ônibus do PSG é atacado na Espanha após jogo da Liga dos Campeões
O ônibus do Paris Saint-Germain foi alvo de ataques na madrugada desta quinta-feira (11), após o empate...
Portugal e Brasil
Brasileiros foram mais da metade dos deportados em Portugal, diz jornal
Mais da metade dos estrangeiros deportados de Portugal em 2024 e 2025 eram brasileiros: 236 dos 411 casos...
Hugo_Calderano_b207aec8e2
Calderano é eliminado por Lebrun na estreia de simples do WTT Finals
Francês é o mesmo que superou o carioca na luta pelo bronze em Paris Número 3 do mundo, o carioca Hugo...
jornalistas
Entidades condenam, em audiência no Senado, cerceamento a jornalistas
Discussão foi proposta por Paulo Paim na Comissão de Direitos Humanos A ação violenta de policiais legislativos...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar