Salvador, 11 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Pedal especial marca o Dia Nacional do Ciclista em Salvador nesta terça (19)

O Dia Nacional do Ciclista será celebrado em Salvador com um pedal especial na noite desta terça-feira (19), promovido pela Prefeitura, através do Movimento Salvador Vai de Bike (MSVB), em parceria com a Associação Parceiros da Alegria. A concentração será às 19h no Bicicletário de Itapuã. A saída está prevista para as 20h.

O percurso seguirá pela Rua Aristides Milton, acompanhando a orla em direção ao Parque dos Ventos, na Boca do Rio. O retorno ocorrerá pouco antes do parque, com a volta pela orla da cidade até o ponto inicial. A inscrição é gratuita e pode ser feita pelo link (https://bit.ly/PedalDiaNacionaldoCiclista2025).

Para participar, é solicitado aos inscritos que contribuam com dois quilos de alimentos, que serão destinados a casas de acolhimento, ONGs e associações cadastradas na Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre).

Segundo a coordenadora do Movimento Salvador Vai de Bike, Liana Oliva, a pedalada reforça a importância do uso da bicicleta na cidade.

“Desde 2013, o Movimento Salvador Vai de Bike tem impulsionado avanços na cidade. Hoje, percebemos o impacto do programa da Prefeitura na economia, especialmente no setor da bicicleta. O programa floresceu em um negócio próspero, com o aumento do número de ciclistas e a expansão da infraestrutura cicloviária. Atualmente, contamos com mais de 300 quilômetros de sistema cicloviário, mais de 70 estações de bicicletas compartilhadas e mais de 700 bicicletas disponíveis para uso compartilhado, além das patinetes que complementam o sistema de mobilidade”, disse.

“Essa iniciativa promove uma mobilidade ativa, sustentável e saudável, influenciando o design urbano e moldando a cidade que desejamos para o futuro, com foco na sustentabilidade e em uma cidade mais verde e humana. É importante lembrar que a experiência da cidade sobre duas rodas difere daquela vivenciada por motoristas, passageiros de ônibus, metrô e BRT. Cada ciclista representa um veículo a menos nas vias, contribuindo para a redução do trânsito”, completou Liana.

O evento, vale destacar, contará com apoio da Superintendência de Trânsito (Transalvador), da Guarda Civil Municipal (GCM), da Polícia Militar da Bahia (PM-BA) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para garantir a segurança dos participantes.

Foto: Jefferson Peixoto/ Secom PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

PSG
Ônibus do PSG é atacado na Espanha após jogo da Liga dos Campeões
O ônibus do Paris Saint-Germain foi alvo de ataques na madrugada desta quinta-feira (11), após o empate...
Portugal e Brasil
Brasileiros foram mais da metade dos deportados em Portugal, diz jornal
Mais da metade dos estrangeiros deportados de Portugal em 2024 e 2025 eram brasileiros: 236 dos 411 casos...
Hugo_Calderano_b207aec8e2
Calderano é eliminado por Lebrun na estreia de simples do WTT Finals
Francês é o mesmo que superou o carioca na luta pelo bronze em Paris Número 3 do mundo, o carioca Hugo...
jornalistas
Entidades condenam, em audiência no Senado, cerceamento a jornalistas
Discussão foi proposta por Paulo Paim na Comissão de Direitos Humanos A ação violenta de policiais legislativos...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar