Salvador, 30 de julho de 2026
Editor: Chico Araújo

Projeto Vozes da Feira estreia mostras no Dia do Feirante (25) em São Joaquim

Sessões de “As águas de São Joaquim” serão abertas ao público no Píer da Feira

No dia 25 de agosto – Dia do Feirante – o projeto Vozes da Feira, protagonizado pelos atores Jorge Washington de Luciana Souza (Bando de Teatro Olodum) e o cantor e compositor, Dão Black, apresentam as Mostras Finais do projeto, resultado das aulas realizadas ao longo do mês de julho e agosto na Feira de São Joaquim. As sessões de “As águas de São Joaquim” serão itinerantes pela feira, a partir do Píer, abertas ao público, sempre às 15h.

Idealizado pela Wilson Sons, um importante operador de logística portuária e marítima do país, o Vozes da Feira forneceu oficinas de Música e Teatro para feirantes e seus ajudantes que trabalham na Feira de São Joaquim, em Salvador. Foram 15 encontros, todas as quartas e sextas-feiras, resultando na performance cênica-musical “As águas de São Joaquim”.

Serão 15 alunos e alunas, que mostrarão as técnicas e improvisos aprendidos ao longo do projeto. Para integrar a formação sem prejudicar suas atividades econômicas, os feirantes tiveram ajuda de custo para participarem das aulas.

Com o projeto Vozes da Feira, a Feira de São Joaquim ganhou ainda mais visibilidade enquanto espaço de fruição cultural e de realização artística. Por sua importância neste âmbito, a Feira de São Joaquim pode se tornar Patrimônio Cultural Imaterial da Bahia, mediante Projeto de Lei que segue em apreciação na Assembleia Legislativa da Bahia.

A potência do projeto chegou até à Academia, sendo tema de tese de doutorado “As águas que percorrem o meu corpo guardam memórias”, aprovada na PUC-Rio. A pesquisa parte do rio Nilo e conflui com Água de Meninos, local onde iniciou São Joaquim. O projeto Vozes da Feira entra como uma metodologia baseada no etno-método, entendendo que a arte é uma forma legítima e democrática de conhecimento. Através do teatro, as/os feirantes expressam seus saberes e suas vozes ganham lugar de fala.

O ator Jorge Washington celebra essa expansão e reconhecimento do projeto. “Começamos com o intuito de trazer arte para essas pessoas que, às vezes sem perceber, fazem arte em suas formas de mercar seus produtos. Identificamos isso durante as aulas, conhecendo-os e agora com as mostras vamos ao auge do Vozes da Feira que já é pauta nacional, acadêmica e, esperamos que em breve, seja ampliado para mais formações contemplando ainda mais feirantes”, finaliza.

Programação

Após o dia 25 de agosto, as sessões abertas da performance cênica-musical “As águas de São Joaquim” acontecerão nos dias 27 e 29 de agosto e 3 de setembro, sempre às 15h.

SERVIÇO

O que: Projeto Vozes da Feira – Mostras “As águas de São Joaquim”

Quando: 27 e 29 de agosto e 3 de setembro, sempre às 15h

Onde: Feira de São Joaquim (Av. Eng. Oscar Pontes – Comércio)

Aberto ao público

Fotos: Nathane Santana

Veja também

policia-civil
Governo do Estado publica edital de concurso com 750 vagas para Polícia Civil
O Governo do Estado publicou, nesta quinta-feira (30), o Edital 02/2026, para inscrição no concurso da...
unnamed
Lucas Alves estreia com gol decisivo pelo Juventude: “Felicidade imensa”
O atacante Lucas Alves viveu uma noite especial na última terça-feira (28). Em sua estreia pelo Juventude,...
confusão
Sete homens são presos após confronto entre torcedores em Cajazeiras antes de jogo Vitória x Palmeiras
Um confronto entre torcedores foi registrado no bairro de Jardim Cajazeiras, região nos arredores do...
unnamed
Rafaelson mantém protagonismo no Vietnã e mira nova temporada de conquistas com o Nam Dinh
O atacante Rafaelson e chamado de Nguyen Xuân Son no Vietnã, é nascido no Maranhão e naturalizado vietnamita....

Opinião

advs
Eleições na era digital: o uso da Inteligência Artificial nas eleições de 2026