Salvador, 7 de novembro de 2026
Editor: Chico Araújo

Semu inicia curso profissionalizante de manicure e pedicure para 40 mulheres em parceria com o Senac

O curso profissionalizante de manicure e pedicure do projeto Qualifica Mulher, da Secretaria da Mulher (Semu), foi aberto na tarde desta segunda-feira (1º), com uma aula inaugural na sede da pasta. A ação contempla 40 mulheres, que também receberam um kit de trabalho, e é realizada por meio da parceria entre a Prefeitura de Camaçari e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

“A gente tem a oportunidade de levar a qualificação para as mulheres do município de Camaçari, envolvendo também as mulheres vítimas de violência, para as quais sempre fazemos a reserva de vagas, de modo que possam dar o próximo passo. Então, é a Semu pensando nesse processo de emancipação das nossas mulheres, para que consigam estar inseridas no mercado de trabalho, seja no mercado formal ou através do ato de empreender”, afirmou a secretária da Mulher, Branca Patrícia.

Já a gestora da unidade do Senac em Camaçari, Delma Santana, destacou a parceria, que classificou como necessária e fundamental para as mulheres do município. “O Senac já está há 26 anos em Camaçari, fazendo educação profissional, e a parceria com a Secretaria da Mulher, para a gente, é um privilégio muito grande, porque o nosso maior público hoje é feminino”, pontuou.

O curso é totalmente gratuito e, além do material didático, as participantes receberam um kit manicure para ser utilizado tanto durante as aulas quanto como suporte para iniciar no mercado de trabalho. O material contém alicate, duas espátulas, tesourinha, palito, dois esmaltes, base, porta-acetona e algodão, entregues em uma necessaire.

Na busca por se estabelecer em uma profissão, Naiane Santos, 31 anos, aproveitou a oportunidade. “Eu acho uma ótima iniciativa, vejo como uma abertura de portas mesmo, de possibilidades, principalmente vindo da Secretaria da Mulher. Então é muito legal essa iniciativa”, disse.

Após participar de outro curso, a dona de casa Lindy Rocha, 56 anos, resolveu fazer mais uma capacitação. “Já participei de outros cursos aqui, muito para interagir e levar essa aprendizagem para o dia a dia e, também, ganhar um dinheirinho extra. Essas iniciativas são de extrema importância porque tiram a gente de casa”, finalizou.

O curso tem carga horária de 160 horas-aula e abordará temas como organização do ambiente, processos de trabalho, higiene e técnicas de embelezamento de pés e mãos. As aulas serão iniciadas nesta terça-feira (2), em duas turmas, nos turnos matutino e vespertino, com três meses de duração.

Somente este ano, a Semu já qualificou 260 mulheres em cursos como auxiliar de serviços gerais, portaria e mecânica de automóveis e motocicletas.

Foto: Patrick Abreu

Veja também

Ronda Guarda Municipal_Jefferson Peixoto Secom PMS 2
Prefeitura de Salvador prorroga prazo para pagamento da inscrição do concurso da GCM até terça-feira (10)
Os candidatos inscritos no concurso público da Guarda Civil Municipal (GCM) de Salvador terão mais tempo...
arena aquática mené dendê_ascom sucop 1
Arena Aquática do Mané Dendê chega a 50% de execução com concretagem da piscina semiolímpica
As obras da Arena Aquática do Mané Dendê, em Salvador, seguem avançando e alcançam 50% de execução. Atualmente,...
04_07_2018_Carteiras-de-Trabalho_Prefeitura-Bairro_Foto_Jefferson-Peixoto_Secom_Pms-38-1-scaled
Simm oferece 554 vagas para a próxima segunda-feira (9)
O Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm) oferece 554 vagas de emprego e estágio em...
unnamed
Mutirão de serviços chega a Camamu com troca gratuita de lâmpadas, Cadastro Único, serviços de saúde e muito mais
Neoenergia em Ação acontece de 9 a 18 de novembro, de segunda a sexta-feira, com atendimentos da Prefeitura...

Opinião

ucsal
UCSal: semeando saberes e sonhos ao longo de 65 anos