Salvador, 9 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Com 100% de aproveitamento e presença em todos minutos da temporada, Caxambu valoriza início no futebol da Indonésia

Aos 28 anos, o lateral-esquerdo Caxambu vive sua terceira experiência longe do futebol brasileiro. Após passagens por clubes europeus da Armênia e Malta, ele acertou recentemente com o Borneo Samarinda, da Indonésia. A chegada ao continente asiático veio após um excelente primeiro semestre de Caxambu no futebol goiano, quando foi vice-campeão estadual pelo Anápolis e titular da equipe na campanha de permanência na Série C.

O início de Caxambu no Borneo comprova que a diretoria acertou na sua contratação. Afinal, ele atuou em todos os minutos da equipe na Liga da Indonésia e ajudou o time a ter 100% de aproveitamento com três vitórias. Além disso, a equipe sofreu apenas um gol nas três partidas disputadas. “Tem sido um começo muito positivo da equipe. Conseguimos largar bem pela maneira no qual trabalhamos. Temos um elenco focado, o que deixa o ambiente de trabalho bom e faz com que os resultados aconteçam naturalmente. Nossa ideia é aumentar essa série positiva, inclusive com poucos gols sofridos. Eu, como defensor, sei da importância desse feito. Todos do clube estão de parabéns”, ressaltou o lateral-esquerdo, que nasceu na cidade de Caxambu, em Minas Gerais, e começou a sua carreira em seu estado natal.

Além de Minas Gerais e Goiás, Caxambu também teve experiências por equipes de: São Paulo, Rio Grande do Sul, Maranhão e Rio de Janeiro. De acordo com o lateral, a principal diferença sentida neste começo na Indonésia é a intensidade do jogo. “No Brasil se joga um futebol de mais técnica. Aqui na Indonésia o jogo é mais intenso. Os asiáticos correm muito e, na pré-temporada, senti um pouco de dificuldade, pois são muito rápidos. Mas, estou bem condicionado e mais adaptado. Venho colhendo os frutos de todo esse esforço nos treinamentos e me sinto feliz pelo momento vivido”, finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

futebol
CBF divulga seleção dos melhores do Campeonato Brasileiro
O Campeonato Brasileiro foi decidido com antecedência, mas contou com diversos protagonistas até o fim...
unnamed (2)
João Victor, técnico do Manaus, avalia primeira semana de pré-temporada e manda recado ao torcedor: “Teremos uma equipe competitiva e vibrante”
A expectativa é grande para o Manaus visando a temporada de 2026, por isso na semana passada o clube...
unnamed (1)
Atacante Arthur Moura valoriza primeira temporada atuando no futebol coreano: “Experiência única”
Natural de São Paulo, Arthur Moura deu seus primeiros passos no futebol nas categorias de base do Juventus/SP....
unnamed
Após classificação para Sul-Americana, André Henrique avalia nova temporada pelo Grêmio
O Grêmio se despediu de 2025 com uma goleada sobre o Sport por 4×0 e, de quebra, garantiu uma vaga na...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar