Salvador, 8 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Circo Picolino lança Convocação Artística Anselmo Serrat para compor a programação do Festival Internacional Viva o Circo – ano XL

Sob o manto da lona, onde cada salto é também memória e cada riso é promessa de futuro, o Circo Picolino abre a Convocação Artística Anselmo Serrat, em homenagem ao criador e mestre que lançou as bases de um projeto transformador para o circo brasileiro. A convocatória selecionará números, espetáculos e performances circenses que irão compor a programação do Viva o Circo – Ano XL | Festival Internacional, que acontece em Salvador no mês de dezembro (entre 01 e 14).

As inscrições estão abertas até 25 de setembro de 2025, por meio de formulário online disponível no Linktree do perfil oficial @circopicolino. Podem se candidatar artistas solo, grupos, trupes, coletivos ou companhias do Brasil e do mundo, com propostas que tenham prioritariamente a linguagem circense como essência. Para facilitar o processo de inscrição, o Circo Picolino oferece um edital mais acessível à classe artística, permitindo que aqueles que tenham dificuldade na escrita enviem, em substituição, um vídeo de até sete minutos explicando o projeto.

Uma curadoria especializada ficará responsável pela seleção das propostas, observando critérios de qualidade artística e estética, experiência da equipe, adequação aos espaços do festival e potencial de intercâmbio cultural com a cena local. O resultado será divulgado em outubro de 2025, no perfil @circopicolino no Instagram. Os espetáculos escolhidos terão garantidos transporte, hospedagem, alimentação, cachê/ajuda de custo e espaço de apresentação equipado, cabendo aos artistas a responsabilidade por cenários, figurinos e eventuais direitos autorais.

Mais que um edital, esta convocação é um chamado à continuidade de uma trajetória que atravessa gerações. Desde sua primeira edição em 1986, o Viva o Circo cresceu de um gesto tímido de alunos exibindo suas primeiras acrobacias para se tornar referência cultural da Bahia e do Brasil, abrindo pontes de intercâmbio internacional e celebrando tanto a tradição popular quanto às linguagens circenses contemporâneas.

Em 2025, no Ano XL, o festival se reafirma como uma celebração de quatro décadas de arte, resistência e encantamento, reunindo artistas nacionais e estrangeiros em uma programação que combina memória, inovação e futuro. Por isso, a escolha de homenagear o Anselmo Serrat, que adorava convocar artistas e sociedade para vivenciarem as artes circenses sob as estrelas da lona Picolino.

Mérito Cultural

Anselmo Serrat (1948–2020) foi fotógrafo, cineasta e diretor de fotografia antes de se entregar de corpo e alma ao universo do circo. Nos anos 1980, em São Paulo, estudou na Academia Piolin e fundou o Grupo Tapete Mágico, levando espetáculos a diferentes cantos do Brasil. Em 1985, ao lado de Verônica Tamaoki, aporta em Salvador, apaixonado pela terra de todos os Santos e Orixá funda a Escola Picolino de Artes do Circo, a primeira do Nordeste.

A Picolino tornou-se referência em arte-circo-educação, formando gerações de artistas, sobretudo jovens em vulnerabilidade social. Como diretor, Serrat inovou ao unir tradição circense, teatro, música e cultura popular na estética do Novo Circo. Espetáculos como Panos, Batuque, GuerReiro e Jorge, Amado no Circo marcaram sua assinatura poética e social. Criou projetos permanentes como Todo Mundo Vai ao Circo e o festival Viva o Circo, hoje de relevância internacional. Inventor de sonhos e mestre de gerações, Serrat deixou um legado que segue vivo sob a lona do Circo Picolino.

Residência

Paralelamente à Convocação Artística, o Circo Picolino mantém abertas, até o dia 8 de setembro de 2025, as inscrições para a Residência de Formação e Qualificação Técnico-Artística. A iniciativa vai reunir 20 artistas circenses de todo o Brasil, que ao longo de três meses mergulharão em um processo intenso de aprendizado, experimentação e criação colaborativa.

A residência propõe encontros regulares de formação técnica e criativa, trocas de experiências e vivências que atravessam o corpo, a cena e a coletividade. Esse percurso culminará na criação de um espetáculo inédito, concebido coletivamente pelos residentes, que terá sua estreia durante a programação oficial do Festival Internacional Viva o Circo – Ano XL, em dezembro. Vale pontuar que, 10 artistas serão contemplados por um Bolsa Auxílio.

Picolino: 40 anos de arte e educação

Mais do que comemorar 40 anos, o Circo Picolino e o Viva o Circo celebram o legado de Anselmo Serrat e reafirmam a missão de preservar e expandir o circo como espaço de resistência, poesia e transformação social. Fundado em 1985, o Circo Picolino é referência nacional em arte-educação circense e marco cultural da Bahia. Reconhecido como utilidade pública estadual e municipal, e agraciado com a Ordem do Mérito Cultural pela Presidência da República, preserva e fortalece o cenário circense baiano e brasileiro.

O Viva o Circo ano XL – Festival Internacional é um projeto contemplado nos Editais da Política Nacional Aldir Blanc Bahia (PNAB) – Lei nº 14.399/2022, com apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura do Estado via PNAB, direcionada pelo Ministério da Cultura – Governo Federal.

Serviço

Convocação Artística Anselmo Serrat – 40º Festival Internacional Viva o Circo – Ano XL

📍 Circo Picolino – Salvador/BA

📅 Festival: dezembro de 2025

📅 Inscrições até 25 de setembro de 2025

🔗 Formulário online: disponível no Linktree do perfil @circopicolino

📢 Resultado: outubro de 2025

👉 Podem participar artistas solo, trupes, coletivos, companhias e grupos do Brasil e do mundo, com espetáculos, números ou performances de linguagem circense.

👉 Para facilitar o processo de inscrição, quem tiver dificuldade em escrever pode enviar um vídeo de até 7 minutos apresentando o projeto.

Residência Artística
📅 Inscrições abertas até 8 de setembro de 2025
📢 Resultado: 12 de setembro de 2025, no perfil @circopicolino

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

06-12-25-Prefeitura-Nova-Orla-Pituaçu-Foto-Valter-Pontes-Secom-PMS (7)
Nova orla de Pituaçu é entregue pela Prefeitura com 20 quadras, 25 quiosques e quatro parques infantis
Fotos: Valter Pontes/ Secom PMS Texto: Nilson Marinho e Gilvan Santos/ Secom PMS A nova orla de Pituaçu...
Foto Matheus LandimGOVBA1
São José da Vitória recebe investimentos estratégicos do governo estadual
O município de São José da Vitória abriga um dos trechos mais preservados de Mata Atlântica do Sul da...
ate_o_fim_bareiro_faz_o_segundo_gol_do_leao_na_partida_vamos_botafogo_2x2_fortaleza_vag
Fortaleza e Ceará são rebaixados na última rodada do Brasileirão 2025
Inter e Vitória contam com resultados paralelos e seguem na elite O Fortaleza perdeu de virada para o...
05-12-25-Natal-Luz-Salvador-Fotos-Bruno-Concha-Secom-PMS (1)
Natal Luz Salvador 2025 ilumina o Centro Histórico e emociona visitantes com túnel de 400 metros na Rua Chile
O Natal Luz Salvador 2025, aberto oficialmente na última sexta-feira (5), transformou o Centro Histórico...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar