Salvador, 7 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Projeto leva pessoas com TEA à Cidade da Música em Salvador; confira programação

O projeto Visita Azul, voltado para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), teve mais uma edição realizada na tarde desta terça-feira (9), desta vez, na Cidade da Música da Bahia, no Comércio. A iniciativa integra o Festival da Primavera e é desenvolvida pela Prefeitura de Salvador, através da Diretoria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult).

O objetivo do projeto é promover a inclusão por meio do acesso a espaços culturais da cidade. De acordo com a diretora de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência da Sempre, Daiane Pina, a iniciativa amplia as possibilidades de lazer e convivência.

“Salvador está cada vez mais acessível a todos, inclusive com os equipamentos culturais gratuitos oferecidos pela Prefeitura, que recebem organizações sociais de pessoas com deficiência, promovendo acessibilidade e inclusão para que todos possam desfrutar dos espaços urbanos. Hoje, contamos com a participação de 40 pessoas, incluindo crianças com condições como microcefalia, deficiências múltiplas, paralisia cerebral e autismo”, declarou.

O coordenador de Equipamentos Culturais de Salvador, Paulo Victor Machado, falou sobre o trabalho realizado para garantir acesso de todos os públicos. “Esse é um esforço diário da Secretaria de Cultura e Turismo e da Diretoria de Cidadania Cultural, que têm se empenhado cada vez mais para garantir que os equipamentos culturais atendam a diversos grupos, incluindo aqueles com necessidades específicas e outros grupos minoritários da cidade. O objetivo é que todos os cidadãos sintam que os equipamentos culturais são acessíveis e pertencem a todos”, disse.

Também presente no passeio, a presidente da Associação de Mães, Amigos e Pais Extraordinários (Amape), Joseane Oliveira, ressaltou a importância da iniciativa para as famílias que acompanha. “Eventos como esse são fundamentais, pois as crianças com deficiência merecem momentos de lazer e acesso à cultura. Essa cultura deve ser acessível a elas”, afirmou.

Quem também participou foi a trancista Nívia Maria Santos Coimbra, de 31 anos, que esteve acompanhada da filha, Ana Lívia, de 14 anos. “Esses eventos são muito bons para minha filha, já que ela sempre gostou de música. Ela sempre teve contato com a música desde pequena e está adorando”, contou.

A programação da Visita Azul segue ao longo do mês de setembro. Nesta quinta (11), às 14h, a atividade ocorrerá na Casa do Rio Vermelho. Já no dia 18, às 14h, será a vez do Memorial 2 de Julho, Espaço Carybé de Artes e Espaço Pierre Verger da Fotografia Baiana. Encerrando o ciclo, no dia 25, às 14h, a visita será realizada na Casa do Carnaval da Bahia.

Mais informações podem ser conferidas no site do Festival da Primavera (https://festivaldaprimavera.salvador.ba.gov.br/).

Fotos: Lucas Moura/ Secom PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

06-12-25-Prefeitura-Nova-Orla-Pituaçu-Foto-Valter-Pontes-Secom-PMS (7)
Nova orla de Pituaçu é entregue pela Prefeitura com 20 quadras, 25 quiosques e quatro parques infantis
Fotos: Valter Pontes/ Secom PMS Texto: Nilson Marinho e Gilvan Santos/ Secom PMS A nova orla de Pituaçu...
Foto Matheus LandimGOVBA1
São José da Vitória recebe investimentos estratégicos do governo estadual
O município de São José da Vitória abriga um dos trechos mais preservados de Mata Atlântica do Sul da...
ate_o_fim_bareiro_faz_o_segundo_gol_do_leao_na_partida_vamos_botafogo_2x2_fortaleza_vag
Fortaleza e Ceará são rebaixados na última rodada do Brasileirão 2025
Inter e Vitória contam com resultados paralelos e seguem na elite O Fortaleza perdeu de virada para o...
05-12-25-Natal-Luz-Salvador-Fotos-Bruno-Concha-Secom-PMS (1)
Natal Luz Salvador 2025 ilumina o Centro Histórico e emociona visitantes com túnel de 400 metros na Rua Chile
O Natal Luz Salvador 2025, aberto oficialmente na última sexta-feira (5), transformou o Centro Histórico...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar