Salvador, 8 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Casos de catapora crescem 10,7% na Bahia em 2025; doença pode ser prevenida com vacina

O fim do inverno e a chegada da primavera contribuem para o aumento da doença, especialmente entre as crianças

Com o fim do inverno e o início da primavera, agora em setembro, os profissionais de saúde alertam para o aumento da incidência de varicela, mais conhecida como catapora. Altamente transmissível, a doença infectocontagiosa, que pode ser prevenida por vacina, é causada pelo vírus Varicela-Zoster e afeta, especialmente, as crianças. Adolescentes e adultos não imunizados também estão suscetíveis e podem apresentar quadros mais graves.

Dados da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) apontam que, de janeiro a agosto de 2025, houve um aumento de 10,7% nos casos da varicela no estado, com a confirmação de 788 ocorrências. No ano passado, foram registrados 704 casos. As notificações para a doença este ano, até o dia 23 de agosto, concentram-se em Salvador, com 319 casos, Itapetinga (40), Camaçari (34), Porto Seguro (27) e Itiúba (26).

O infectologista e consultor do Sabin Diagnóstico e Saúde, Claudilson Bastos, pontua que a doença, que se propaga de forma rápida, pode ser prevenida com vacinas disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) e na rede privada. “Temos vacinas seguras e eficazes para prevenir a doença e suas complicações graves. Por isso, os pais devem manter o calendário vacinal das crianças em dia, principalmente neste período do ano, quando as temperaturas começam a subir e há maior circulação de pessoas em ambientes como escolas e creches”, afirma.

O especialista ainda orienta que as crianças devem tomar a primeira dose entre 12 e 15 meses e a segunda entre 4 e 6 anos. Em situações de surto, é possível vacinar os bebês a partir do 9º mês de vida. Já os adolescentes e adultos que não tiveram catapora e não se vacinaram devem tomar duas doses, com um intervalo mínimo de quatro semanas entre elas.

Transmissão e sintomas

Claudilson Bastos acrescenta que a catapora é uma doença que precisa de atenção. Isso porque o contágio ocorre por meio de gotículas respiratórias, como tosse, espirro e saliva, além de objetos contaminados com o vírus, que pode aumentar a gravidade ao migrar para os órgãos internos.

“Por conta disso, ao aparecer sintomas como erupções vermelhas na pele, seguida de coceira, febre baixa, mal-estar, cansaço, dor de cabeça, perda de apetite e infecção no ouvido, o indivíduo deve ficar em isolamento até que todas as lesões na pele se transformem em crostas, o que ocorre após cerca de 7 dias do início das manchas”, orienta.

Ele acrescenta também que os pais devem procurar uma unidade de saúde para o diagnóstico e início do tratamento mais indicado dos filhos. O mesmo vale para os adolescentes e adultos, que podem apresentar quadros mais severos da doença. “Enquanto a infecção em crianças é, geralmente, benigna e autolimitada, em adultos apresenta uma febre mais elevada e prolongada, lesões na pele mais acentuadas e complicações graves, como encefalite e pneumonia, que podem levar a óbito, principalmente em pessoas imunocomprometidas”, alerta.

Grupo Sabin

Com 41 anos de atuação, o Grupo Sabin é referência em saúde, destaque na gestão de pessoas e liderança feminina, dedicado às melhores práticas sustentáveis e atuante nas comunidades, o Grupo Sabin nasceu em Brasília (DF), fruto da coragem e determinação de duas empreendedoras, Janete Vaz e Sandra Soares Costa, em 1984. Hoje conta com 7.000 colaboradores unidos pelo propósito de inspirar pessoas a cuidar de pessoas. O grupo também está presente em 14 estados e no Distrito Federal oferecendo serviços de saúde com excelência, inovação e responsabilidade socioambiental às 78 cidades em que está presente com 358 unidades distribuídas de norte a sul do país.

O ecossistema de saúde do Grupo Sabin integra portfólio de negócios que contempla análises clínicas, diagnósticos por imagem, anatomia patológica, genômica, imunização e check-up executivo. Além disso, contempla também serviços de atenção primária contribuindo para a gestão de saúde de grupos populacionais por meio de programas e linhas de cuidados coordenados, pela Amparo Saúde e plataforma integradora de serviços de saúde – Rita Saúde – solução digital que conta com diversos parceiros como farmácias, médicos e outros profissionais, promovendo acesso à saúde com qualidade e eficiência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

06-12-25-Prefeitura-Nova-Orla-Pituaçu-Foto-Valter-Pontes-Secom-PMS (7)
Nova orla de Pituaçu é entregue pela Prefeitura com 20 quadras, 25 quiosques e quatro parques infantis
Fotos: Valter Pontes/ Secom PMS Texto: Nilson Marinho e Gilvan Santos/ Secom PMS A nova orla de Pituaçu...
Foto Matheus LandimGOVBA1
São José da Vitória recebe investimentos estratégicos do governo estadual
O município de São José da Vitória abriga um dos trechos mais preservados de Mata Atlântica do Sul da...
ate_o_fim_bareiro_faz_o_segundo_gol_do_leao_na_partida_vamos_botafogo_2x2_fortaleza_vag
Fortaleza e Ceará são rebaixados na última rodada do Brasileirão 2025
Inter e Vitória contam com resultados paralelos e seguem na elite O Fortaleza perdeu de virada para o...
05-12-25-Natal-Luz-Salvador-Fotos-Bruno-Concha-Secom-PMS (1)
Natal Luz Salvador 2025 ilumina o Centro Histórico e emociona visitantes com túnel de 400 metros na Rua Chile
O Natal Luz Salvador 2025, aberto oficialmente na última sexta-feira (5), transformou o Centro Histórico...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar