Salvador, 9 de outubro de 2025
Editor: Chico Araújo

Estudante baiana de 16 anos é campeã brasileira de Taekwondo

A estudante Hellen Rocha Vieira, de 16 anos, do Colégio Estadual do Campo Doutor Eraldo Tinoco, no distrito de Vera Cruz, em Porto Seguro, no Sul da Bahia, conquistou o título de Campeã Brasileira Juvenil de Taekwondo, no Super Campeonato Brasileiro, realizado em Aracaju (SE), neste final de semana. Com a vitória, Hellen garantiu vaga no Grand Slam 2026, seletiva para a Seleção Brasileira, consolidando a trajetória da jovem, que já integra a Seleção Juvenil do Brasil.

A escola onde Hellen estuda oferece oficinas de Taekwondo pelo Programa Educa Mais Bahia, iniciativa do Governo do Estado que amplia oportunidades esportivas para os estudantes. Foi nesse ambiente que a jovem encontrou estímulo para seguir no esporte, unindo a formação escolar ao desenvolvimento físico e emocional. Essa combinação fortalece não apenas atletas, mas também cidadãos mais preparados para os desafios da vida.

“Eu comecei a treinar taekwondo por influência da minha irmã. No início, não tinha muita vontade, mas desde a primeira aula me apaixonei pelo esporte. Ele me ajudou a superar momentos difíceis, como o falecimento da minha mãe, e me tornou uma pessoa mais resiliente e determinada”, contou Hellen. A campeã destacou, ainda, o valor da conquista. “Ser campeã do maior campeonato do Brasil é uma sensação de dever cumprido. Nada seria possível sem minha professora e minha equipe, que sempre me apoiaram”, declarou, se referindo à técnica Taiz Montalvão.

Transformação

O professor de Geografia da unidade de ensino, Yuri Souza Pereira, ressaltou a importância da estudante como inspiração para a comunidade. “Ela sempre demonstrou bom rendimento escolar e motivou colegas a praticarem taekwondo. Em nossa realidade rural, o esporte é um vetor de transformação e sua conquista representa o poder da educação aliada à prática esportiva”, afirmou.

A colega Kenia Soares Sena também destacou sua admiração por Hellen. “Além de ser uma amiga valiosa, ela demonstra excelência em tudo o que faz. Admiro sua força de vontade, pois, mesmo diante dos desafios, permanece resiliente e vibrante. Tenho certeza de que sua determinação a levará ainda mais longe”, disse. A sua vitória mostra como a educação pública e o esporte caminham juntos na construção de novos futuros para a juventude baiana.

Fonte: Tita Moura/Ascom-SEC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

ceplac
CEPLAC: Novo decreto reposiciona instituição como potência nacional em pesquisa e sustentabilidade
A Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC), órgão histórico do Ministério da Agricultura...
Lula-3
Derrubada de MP é derrota imposta ao povo brasileiro, diz Lula
Presidente diz que adversários querem limitar programas sociais O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...
camara-1
Câmara aprova retirada da MP alternativa ao IOF; texto caduca
Texto precisava ser aprovado até hoje para não perder validade A Câmara dos Deputados aprovou pedido...
crise_israel_ira_palestina15
Trump anuncia acordo de paz entre Israel e Hamas e promete libertação de reféns
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na noite desta quarta-feira, 8, que Israel e...

Opinião

congresso
Plunct, plact, zum, não vai a lugar nenhum!