Salvador, 9 de outubro de 2025
Editor: Chico Araújo

Turismo baiano cresce acima da média nacional

A Bahia foi o estado com melhor desempenho do Nordeste na atividade turística de janeiro a julho de 2025, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na Pesquisa Mensal de Serviços (PMS). O estado liderou também a recepção de turistas estrangeiros na região.

Segundo a PMS, o volume das atividades turísticas na Bahia cresceu 8,4% comparado ao mesmo período do ano passado, seguido pelo Ceará (7,9%), Rio Grande do Norte (5,4%) e Pernambuco (3%). O crescimento do turismo baiano foi superior ao do Brasil, que aumentou 6,1% no mesmo período.

O turismo internacional permanece como um dos principais destaques para o setor no estado. A Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) divulgou que a Bahia recepcionou mais de 115 mil turistas estrangeiros de janeiro a julho deste ano. O volume representa 61% a mais que o mesmo período do ano passado. O crescimento do país foi de 47,5%.

A análise do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), do Banco do Nordeste, é de que o setor de turismo no Brasil e, em especial, no Nordeste finalize o ano de 2025 apresentando resultados positivos impulsionados pela expansão do fluxo internacional e pela continuidade da recuperação do turismo doméstico.

“O turismo é uma vocação natural do Nordeste brasileiro, e os dados mais recentes reforçam essa realidade. A região segue apresentando resultados positivos, impulsionados tanto pelo turismo doméstico quanto pela expansão do fluxo internacional. Esses indicadores evidenciam não apenas o potencial do setor, mas também a capacidade da Bahia e do Nordeste de se manterem como destinos estratégicos e atrativos nos cenários nacional e internacional. E, como resultado, temos a geração de emprego e renda local, que contribui para o crescimento econômico da Região Nordeste e da Bahia”, comenta Allisson Martins, economista e gerente do Etene/BNB.

Crédito – O superintendente estadual do Banco do Nordeste na Bahia, Pedro Lima Neto, destaca que o momento é ideal para que as empresas, especialmente as micro e pequenas, busquem crédito para estruturação dos negócios. “Sabemos que o verão baiano representa a época de maior incremento para o setor turístico. O BNB oferece condições diferenciadas de crédito, seja para a rede hoteleira ou para as áreas afins de comércio e serviços. Todas as nossas unidades estão à disposição para atender os empresários”, reforça.

Para empresas que tenham como objetivo econômico principal a atividade turística, os financiamentos podem custear construção, ampliação, reforma, aquisição de máquinas, equipamentos e utensílios, veículos relacionados à atividade, capital de giro e outros itens necessários para o negócio. Com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) e do Fundo Geral do Turismo (Fungetur), vinculado ao Ministério do Turismo, é possível financiar até 100% do investimento, com carência de até 60 meses para pagar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

vacina covid
Vacina brasileira contra covid entra na fase final de estudos
País publicou primeiro artigo científico sobre testes de segurança O Brasil está prestes a ter uma vacina...
unnamed (1)
Revelado pelo Coritiba, Guilherme Biro completa 5 anos de estreia profissional: “Sonho realizado”
No último sábado (4), uma data marcante na carreira de Guilherme Biro completou 5 anos. Então uma jovem...
WhatsApp Image 2025-10-08 at 07.51
Salvador inicia implantação de tecnologia inovadora de controle do Aedes aegypti nesta quinta-feira (9)
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ),...
Mega-Sena, concurso da  Mega-Sena, jogos da  Mega-Sena, loteria da  Mega-Sena
Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio estimado em R$ 21 milhões
Apostas podem ser feitas até as 19h, horário de Brasília As seis dezenas do concurso 2.925 da Mega-Sena...

Opinião

congresso
Plunct, plact, zum, não vai a lugar nenhum!