Salvador, 9 de outubro de 2025
Editor: Chico Araújo

SETEMBRO AMARELO: Programa Educaê amplia o cuidado com a saúde mental de estudantes da rede pública

O Programa Educaê – Juntos por uma Nova Educação, desenvolvido em Coração de Maria pelo Instituto de Saúde e Educação do Nordeste (ISEN) em parceria com a prefeitura, tem se consolidado como uma estratégia essencial de prevenção em saúde mental entre estudantes da rede pública. A iniciativa alia formação de professores, oficinas para alunos e ações com as famílias, criando um ambiente escolar que ajuda a prevenir quadros de depressão, automutilação e até suicídios. Em 2025, já foram realizadas 55 atividades, alcançando cerca de 1.800 participações de crianças com até 12 anos de idade.

A psicóloga Clafylla Luiza, que integra a equipe do programa, explica que a proposta vai além do espaço escolar: “Família e escola são instituições que precisam caminhar juntas. Quando há diálogo e objetivos compartilhados, garantimos um ambiente saudável e seguro para as crianças. O cuidado integral passa pelo afeto, limites, escuta ativa e valorização da diversidade.”

Esse trabalho já apresenta resultados visíveis. Professores relatam maior abertura para lidar com temas delicados e percebem transformações nas relações entre colegas. Pais também destacam os benefícios. Aldinélia de Jesus Silva, mãe de um estudante da rede municipal com transtorno mental, afirma que o apoio recebido mudou a rotina da família:

“Depois do diagnóstico, com o tratamento e o apoio da escola, meu filho hoje tem mais equilíbrio. As oficinas que envolvem família, escola e criança trazem conforto e segurança, principalmente para nós, mães atípicas. Percebo que meu filho é incluído em tudo.”

A coordenadora da Escola Municipal David Mendes Pereira, Jussara Soares do Couto Silva de Jesus, confirma: “As ações do Educaê têm sido fundamentais para o desenvolvimento socioemocional de alunos e professores. Já vimos melhorias em situações de bullying e maior interesse dos estudantes nas atividades.”

Escola como espaço de vida

Para enfrentar esse desafio, o Educaê promove oficinas e palestras durante todo o ano, incluindo atividades no Setembro Amarelo, com rodas de conversa sobre saúde mental, prevenção ao abuso, bullying e fortalecimento de vínculos. A proposta dialoga com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), que prioriza o desenvolvimento integral dos estudantes.

A professora Ana Nascimento, doutora em Fisiologia Humana pela Universidad de Valencia e especialista em Neurociências pela USP, reforça a importância da formação docente:

“Transformar a escola em um espaço acolhedor e eficaz para todos os alunos depende de ferramentas e estratégias inclusivas. Comunicação Alternativa, rotinas previsíveis, ambientes adaptados e reforço de comportamentos positivos fazem a diferença no dia a dia.”

A psicóloga Clafylla Luiza resume o espírito do projeto: “Cuidar de uma criança é tarefa compartilhada. Quando trabalhamos juntos, formamos mais que bons estudantes: formamos seres humanos íntegros e empáticos.”

Os dados nacionais mostram que a prevenção não pode esperar. Projetos como o Educaê reforçam que a escola é lugar de vida — investir em saúde mental é também investir em desempenho escolar, redução de conflitos e fortalecimento da comunidade.

Cenário nacional preocupante

A importância de iniciativas como o Educaê ganha força diante de dados alarmantes. Entre 2000 e 2022, a taxa de suicídio entre adolescentes brasileiros cresceu 120%, com destaque para a faixa de 10 a 14 anos, na qual a alta chegou a 140%, segundo análise do Ministério da Saúde e da Fiocruz. Em 2023, o Sistema Único de Saúde registrou 11.502 internações por automutilação e tentativas de suicídio — uma média de 31 por dia.

Serviço

O CVV (Centro de Valorização da Vida) oferece apoio emocional e prevenção do suicídio. O atendimento é gratuito, sigiloso e funciona 24 horas por dia pelo telefone 188 ou pelo site www.cvv.org.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Jader
Mais de 12 mil favelas passam a ter CEP
Medida vai beneficiar 16,3 milhões de pessoasO governo federal antecipa em mais de um ano a implementação...
trabalho infantil
MEC publica cartilha sobre enfrentamento ao trabalho infantil
Publicação incentiva formação continuada de professores no tema A cartilha Enfrentamento ao Trabalho...
pesca
Início do defeso da piracema restringe pesca comercial no país
Medida vigora desde 1º de outubro e vai até 31 de janeiro de 2026 Está em vigor, desde 1º de outubro,...
Vini
Incêndio atinge casa do atacante Vinícius Jr. em Madri
A residência do atacante Vinícius Jr., localizada em La Moraleja, área nobre de Alcobendas, nos arredores...

Opinião

congresso
Plunct, plact, zum, não vai a lugar nenhum!