Salvador, 19 de janeiro de 2026
Editor: Chico Araújo

Outubro Rosa: Estilo de vida influencia mais o desenvolvimento do câncer de mama que fatores genéticos

Apenas 5 a 10% dos casos diagnosticados da doença estão associados a fatores genéticos hereditários

A Bahia deve registrar 4.230 novos casos de câncer de mama em 2025, de acordo com estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA). No Brasil, a estimativa é de 73.610 novos diagnósticos da doença, que representa o tipo de tumor mais incidente em mulheres de todas as regiões do país (depois do de pele não melanoma). Apenas 5 a 10% dos casos de neoplasias mamárias têm causas hereditárias. “Os fatores ambientais e comportamentais estão dentre os principais responsáveis pelo desenvolvimento de vários tipos de câncer, inclusive o de mama”, afirma o oncologista Rafael Batista, da Oncoclínicas. O especialista chama atenção para fatores de risco como tabagismo, inatividade física, sobrepeso, obesidade, consumo de bebida alcoólica em excesso, alimentação inadequada e exposição à radiação ionizante.

A oncologista Geila Nuñez, da Oncoclínicas, destaca a importância do estilo de vida na prevenção da doença. “Alimentação equilibrada e prática regular de atividade física podem prevenir cerca de 30% dos diagnósticos de câncer”, esclarece a especialista.

Exames de rotina

“Além dos hábitos saudáveis para a prevenção, as consultas de rotina com ginecologista e/ou mastologista, os exames de rastreamento, como mamografia anual e ultrassonografia mamária, também são grandes aliados para a detecção precoce do câncer de mama”, reforça a oncologista Débora Gaudencio, do grupo Oncoclínicas.

“A detecção precoce será sempre uma importante aliada na luta contra o câncer de mama, que pode ter 95% de chance de cura quando diagnosticado em fase inicial e tratado adequadamente”, lembra a oncologista Daniela Barros, da Oncoclínicas.

“O diagnóstico precoce aumenta as opções de tratamento, reduz as complicações e faz toda diferença para salvar vidas”, reforça o oncologista Daniel Brito, da Oncoclínicas.

A oncologista Camila Chiodi, da Oncoclínicas, lembra que a mamografia é recomendada para mulheres em geral a partir dos 40 anos, mas em algumas situações, quando há sintomas da doença ou casos de câncer na família, o exame deve ser feito antes, de acordo com orientação médica.

Cenário: uma a cada três mulheres diagnosticadas tem menos de 50 anos

Uma a cada três mulheres diagnosticadas com câncer de mama no Brasil tem menos de 50 anos. Dados do Painel Oncologia Brasil, avaliados pelo Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem(CBR), apontam que mais de 108 mil mulheres com menos de 50 anos foram diagnosticadas com a doença no país entre 2018 e 2023. “Esses números reforçam a importância da realização da mamografia anual a partir dos 40 anos, o exame é capaz de identificar lesões em fase muito inicial, quando os nódulos ainda não são palpáveis”, destaca o oncologista Bruno Protásio, da Oncoclínicas.

“A paciente com casos de câncer de mama na família deve ser criteriosamente acompanhada pelo médico, mas o fator genético corresponde a um percentual baixo de todos os diagnósticos da doença. Adotar um estilo de vida mais saudável pode reduzir consideravelmente a incidência”, afirma a oncologista Hamanda Nery, da Oncoclínicas.

“Manter-se no peso adequado, não fumar, praticar atividade física regular, evitar alimentos ultraprocessados, ter uma alimentação rica em fibras, frutas, verduras e legumes, limitar o consumo de bebidas alcoólicas e de carnes vermelhas são alguns hábitos protetivos, que podem ajudar na prevenção do câncer de mama”, finaliza Rafael Batista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

E-O-Tchan
É o Tchan agita quatro estados brasileiros e encerra agenda da semana com o Bloquinho do Tchan
O grupo É o Tchan terá mais uma semana intensa pela frente, com apresentações que passam por quatro estados...
CNH
Renovação automática de CNH beneficia 300 mil na primeira semana
Com a medida economia chega a R$ 226 milhões Programa de renovação automática da Carteira Nacional de...
Laboratório de Reprodução Humana da Huntington Cenafert_Divulgação Huntington Cenafert
Cresce busca por técnicas de preservação da fertilidade no Brasil
Com mais de 128 mil congelamentos de embriões e 14.893 ciclos de congelamento de óvulos realizados em...
image
Mestre Balão lança livro sobre os benefícios da Capoeira para o desenvolvimento de crianças e jovens
Obra é fruto de uma pesquisa realizada em um projeto social em Camaçari Conhecido como mestre Balão,...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar