Salvador, 10 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Trombose: doença tem se tornado mais comum em pacientes jovens

Exames de imagem podem ajudar no diagnóstico do problema

O recém-diagnóstico de trombose do jogador João Pedro, 28 anos, lateral do Grêmio, acendeu um alerta sobre os perigos da doença para a população mais jovem. De acordo com uma nota da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular – Regional São Paulo (SBACV-SP), o número de casos em pessoas mais jovens tem se tornado mais frequente e preocupado os médicos.

A trombose é uma condição em que o sangue forma um coágulo dentro de um vaso sanguíneo, dificultando ou bloqueando o fluxo de sangue. Esse coágulo é chamado de trombo ou êmbolo e pode acarretar complicações mais graves, inclusive a morte. O médico neurorradiologista, formado pela USP-SP e membro do Instituto de Hematologia e Hemoterapia de Feira de Santana (IHEF), Roberto Vasconcelos (CRM-BA 21245 / RQE-BA 20377) alerta que a trombose é uma doença perigosa, principalmente por ser silenciosa.

“O fato de ser uma doença silenciosa é muito perigoso, porque um paciente pode ter trombose e não apresentar sintomas. Essa condição tem frequência elevada, cerca de dois casos a cada mil pessoas”, informa o especialista.

Diagnóstico e prevenção

A trombose é uma condição que pode ser prevenida, na maioria dos casos. Isso porque o trombo se forma justamente por o sangue passar muito tempo parado dentro das veias. Então, a principal forma de prevenção para o problema é a movimentação e a prática de exercícios. Pacientes que estão em condições mais restritas, como aqueles em pós-operatório, precisam ao menos se locomover um pouco. Essa movimentação ajuda a contrair a musculatura das pernas, impulsionando o sangue de volta para o coração.

O diagnóstico da doença é feito inicialmente através de uma anamnese médica, onde ele vai tentar identificar a presença de alguns dos sintomas, quando há, que incluem inchaço ou edema (principalmente nas pernas e geralmente de um único lado), dor persistente (especialmente na panturrilha), alterações na cor da pele (com tom azulado ou palidez) e sensação de calor na região afetada.

Dois exames também são importantes nesse processo. O primeiro deles é o Dímero D, que mede a presença anormal de produtos da coagulação e que pode ter como causa, dentre outras coisas, a trombose. “É um exame que tem ainda mais valor quando o resultado é negativo, porque fala bastante contra a trombose. No caso positivo, ele pode indicar a existência da trombose, mas também de outras doenças”, explica o Dr. Roberto Vasconcelos.

Já a ultrassonografia com Doppler dos membros inferiores fornece um resultado rápido e extremamente confiável para o diagnóstico. Nos casos de trombose venosa em outros sítios que não sejam os membros inferiores, a tomografia também pode ser usada para o diagnóstico.

Riscos e tratamento

Um dos principais riscos da trombose venosa das pernas é que ela pode se deslocar e obstruir a vascularização do pulmão, tornando-se um tromboembolismo pulmonar, o que pode levar o indivíduo à morte. Além disso, ela também pode interferir no funcionamento das válvulas das veias, provocando quadros de inchaço e problemas de circulação. Por isso, é essencial iniciar o tratamento assim que a doença seja diagnosticada.

A principal forma de tratamento é através do uso de anticoagulantes. “Eles agem inibindo a formação de novos trombos e, com isso, o próprio corpo pode ir dissolvendo aqueles que já foram formados. É um tratamento mais prolongado, que pode durar de 3 a 6 meses e, eventualmente, até mais do que isso”, complementa o radiologista.

Em casos de tromboses mais agressivas, pode ser necessário o uso de medicamentos trombolíticos, internação e, até mesmo, intervenção por cateter para a remoção ou fragmentação do coágulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

09 12 2025 Escolas Municipais se apresentam no Palco Esperança Fotos Otávio Santos SECOM PMS (10)
Corais formados por alunos de escolas municipais encantam público do Natal Salvador 2025
Alunos das Escolas Municipais Doutor Eduardo Dotto (Praia Grande) e Professora Alexandrina Santos Pita...
Musical Hair - foto Pablo Pereira (5)
Musical “Hair” entra em cartaz no Teatro Martins Gonçalves
O musical Hair estreia no Teatro Martins Gonçalves no dia 13 com sessões às 16h e às 19h. Nos dias 14,...
unnamed (1)
Células-tronco no combate à dor: entenda como a medicina regenerativa está transformando tratamentos articulares
Avanço da medicina regenerativa amplia possibilidades terapêuticas e oferece alternativas seguras e minimamente...
WhatsApp Image 2025-12-06 at 10.19
Dados do TCE e expansão da rede estadual contrariam discurso de ACM Neto sobre regulação na Bahia
Dados oficiais da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) e trechos de decisões do Tribunal de Contas do...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar