Salvador, 25 de julho de 2026
Editor: Chico Araújo

Bahia ingressa a plataforma Mapa Conecta e entra para rede nacional de inovação agropecuária

A Bahia aderiu à plataforma Mapa Conecta, rede nacional de inovação agropecuária que busca modernizar e tornar mais competitivo o campo brasileiro. O protocolo de intenções foi assinado nesta segunda-feira (6), em Salvador, pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) e pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). A iniciativa aproxima governo, setor produtivo, universidades, startups, empresas de tecnologia, centros de pesquisa e sociedade civil.

“A Bahia é um dos estados com maior diversidade agropecuária do país. Temos cacau, café, fruticultura, grãos, pesca e pecuária. Mas sabemos que, para avançar em produtividade, sustentabilidade e competitividade, precisamos investir cada vez mais em tecnologia, conectividade, inovação e inclusão social. O Mapa Conecta é um passo estratégico para fortalecer a inovação agropecuária na Bahia”, destaca o secretário da Agricultura, Pablo Barrozo.

Com a adesão, será iniciado um diagnóstico aprofundado das capacidades, desafios e oportunidades do ecossistema de inovação no campo baiano. Um Comitê Gestor, com mais de 50 instituições de diferentes setores, foi criado para construir um Plano Estadual de Inovação Agropecuária, com metas voltadas para quem vive da produção rural.

Para Fábio Alexandre Rodrigues, superintendente de Agricultura e Pecuária da Bahia do Mapa, o estado tem potencial para liderar o avanço tecnológico no campo. “O programa representa uma política nacional capaz de integrar e potencializar as diversas inovações já existentes no país. Agora, com o Mapa Conecta, teremos uma ferramenta eficaz que vai promover a difusão dessas inovações e conectar todos esses agentes”, afirma.

O Mapa Conecta integra um esforço nacional que busca estruturar uma rede de ecossistemas de inovação agropecuária em todo o país. A iniciativa já conta com a adesão de 12 estados: Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Sergipe, Pará, Rio Grande do Norte e Goiás.

Expectativas para a Bahia

“A expectativa é que a Bahia avance em diferentes frentes da inovação no campo”, pontuou a assessora técnica da Seagri, Waleska Viana. A modernização deve ser impulsionada pela mecanização adaptada, automação de processos e uso de bioinsumos (insumos biológicos para fertilização e controle de pragas) e biotecnologia, que podem elevar a produtividade de forma sustentável.

A digitalização também tende a ganhar força com sensores, internet rural, agricultura de precisão e ferramentas conectadas. Paralelamente, a agregação de valor aos produtos baianos será estimulada por meio de certificação, rastreabilidade, processamento local e abertura de novos mercados.

O programa promete ainda fortalecer a inclusão social, com apoio a pequenos produtores, à capacitação de jovens e mulheres e ao incentivo ao cooperativismo. Outro eixo fundamental será o fortalecimento dos ambientes de inovação, como parques tecnológicos, incubadoras e hubs de inovação agropecuária, que terão papel central na atração de startups e novos investimentos para o estado.

Plataforma digital

O Mapa Conecta contará com uma plataforma multilíngue que utilizará inteligência artificial para facilitar soluções para demandas do campo. A ferramenta será o elo entre diversos agentes, promovendo conexões, novos negócios e a difusão de tecnologias, tanto para outros estados quanto para o exterior. A plataforma vai promover a interação entre startups, investidores, universidades e órgãos de governo, além de oferecer subsídios para a formulação de políticas públicas.

“O projeto vem sendo construído com base em diálogos com representantes de todos os setores. A estratégia é dividir os participantes em grupos de trabalho por segmento para identificar demandas específicas e propor soluções eficazes. Com 417 municípios e uma economia fortemente ligada ao campo, a Bahia tem todas as condições para liderar esse movimento”, explicou Patrícia Fonseca, consultora de inovação agropecuária do Mapa.

Para o presidente da Softex, principal promotora de políticas públicas para o ecossistema da tecnologia e inovação, Ruben Delgado, o projeto representa uma oportunidade para transformar a Bahia em um polo de inovação tecnológica voltado à agropecuária. “A Bahia já reúne os principais insumos para o empreendedorismo e a inovação: universidades, centros de referência, profissionais qualificados e equipamentos estratégicos, e a Seagri e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação alinhadas com esse propósito. Com essa articulação, o estado tem todas as condições de se tornar uma referência tecnológica, não apenas para o Brasil, mas também para o mundo.”

Veja também

Secult_cobertura_Protagonismo_Negro_Nosso_Mês_Preta_Preta_Pretinha_Julho_das_Pretas_Foto_Juliano_Sarraf_4
Julho das Pretas leva arte e debate sobre protagonismo negro ao Centro Cultural Barra do Pojuca
Foi por meio da arte que a iniciativa “Protagonismo Negro” reuniu mulheres e promoveu um diálogo sobre...
unnamed (2)
Novo reforço da Inter de Limeira, Heitor Roca vive expectativa de estreia diante de ex-clube e reforça confiança em acesso
Mesmo na liderança da Série C, a Internacional de Limeira segue reforçando o seu elenco com o intuito...
unnamed (1)
Daniel dos Anjos é anunciado como novo reforço do Becamex e inicia novo capítulo no futebol vietnamita
O atacante Daniel dos Anjos foi anunciado nesta quinta-feira como novo reforço do Becamex, do Vietnã,...
23_07_2026_Prefeitura promove protecao e desobstrucao de canteiros_Fot Bruno Concha_Secom_Pms (7)
Prefeitura inicia programa de recuperação de canteiros arbóreos com serviços na Rua Portugal, no Comércio
A Prefeitura de Salvador deu início, nesta semana, ao Programa de Proteção e Desobstrução de Canteiros...

Opinião

advs
Eleições na era digital: o uso da Inteligência Artificial nas eleições de 2026