Salvador, 17 de janeiro de 2026
Editor: Chico Araújo

Bahia vira pra cima do Bragantino, com dois gols de Willian José, e consolida presença no G-5

Fotos: Rafael Rodrigues/EC Bahia

Que tarde para o torcedor tricolor. Numa partida que parecia ser fácil, dentro de casa, diante de 40 mil torcedores – e sendo o melhor mandante do Brasileirão, o Bahia pegou pela frente um Bragantino já ameaçado de rebaixamento, mas que veio de técnico novo, o conhecido Vagner Mancini… e não foi que o Massa Bruta veio disposto a colocar água no chopp tricolor?

Depois de duas excelentes defesas, Ronaldo nada pôde fazer diante de um ataque do Bragantino a partir de uma falha da defesa. Matheus Fernandes marcou e calou a galera.

O Bahia passou o primeiro tempo inteiro buscando o empate, mas sem conseguir encarar uma marcação alta do Red Bull.

Veio a segunda etapa e o Bahia foi para cima, dominou o jogo, mas o gol demorava a sair. Foi num cruzamento de Luciano Juba – pré-convocado para a Seleção Brasileira, juntamente com Jean Lucas, que William José de cabeça, empatou a partida, chamando novamente a torcida para inflamar as arquibancadas. A torcida, inclusive, foi um capítulo à parte. Vaiou o time na saída para o intervalo, mas deu apoio total no segundo tempo, cantando sem parar.

O jogo marcou o retorno de Pulga (recuperado de contusão) e também o de Everton Ribeiro – afastado quatro partidas após cirurgia para retirar um tumor cancerígeno, que foi quem iniciou o lance que garantiria a virada. A bola passou por Cauly (que entrou bem no jogo), chegou a Thiago, que cruzou na medida para Willian José, novamente, balançar as redes e decretar a virada para delirio da torcida que já cantava o hino tricolor das arquibancadas. 2×1, decretada virada em cima do Red Bull que nunca venceu o tricolor na Arena Fonte Nova.

Willian Jose marcou duas vezes e é o artilheiro tricolor no Brasileirão, com 9 gols

O resultado fez o Bahia somar 52 pontos e descolou o tricolor do sexto colocado, o Botafogo (48 pontos) e aproximou o time do quarto colocado, o Mirassol (56 pontos). Em Fortaleza, o Ceará goleou o Fluminense por 3×0 e também freou o tricolor carioca, que tem 47 pontos.

Com a definição da decisão da Libertadores entre Flamengo e Palmeiras (primeiros colocados do Brasileirão) a classificação para a fase de grupos da Libertadores 2026 virou G-5 e é onde o tricolor se encontra com certa folga agora. Kayky contundido e Mingo com o terceiro cartão amarelo são as baixas tricolor pra a próxima partida.

O Bahia volta a campo na quarta-feira, às 20h, para enfrentar o Atlético Mineiro (ameaçado de rebaixamento), na Arena MRV, precisando mostrar que não é apenas um time caseiro (o melhor mandante), precisando voltar a vencer fora de casa, o que não faz desde o início do segundo turno, quando venceu o Corinthians.

(Chico Araújo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

safra3
IBGE prevê safra recorde de 346 milhões de toneladas em 2025
Resultado representa alta de 18,2% em relação ao ano anterior O Brasil deverá fechar 2025 com safra recorde...
Trump
Governo Trump faz ameaça em português contra novos imigrantes
O governo Trump fez nesta semana uma nova ameaça contra novos imigrantes, desta vez falando em português....
unnamed (1)
Cléber inicia pré-temporada no Yunnan Yukun FC e destaca adaptação nos primeiros dias na China
O atacante Cléber vive seus primeiros dias na China e já iniciou oficialmente a pré-temporada com a camisa...
unnamed
Caxambu destaca bom momento pessoal e evolução do Borneo Samarinda na temporada
O lateral Caxambu vive uma fase positiva com a camisa do Borneo Samarinda na temporada da BRI Super League...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar