A forte chuva que atingiu Salvador nesta quinta-feira (20) provocou alagamentos, quedas de árvores e diversos transtornos em vários bairros da capital baiana. O volume de água começou a cair ainda no início da tarde e rapidamente deixou vias importantes completamente inundadas.
No Vale do Canela, motoristas enfrentaram dificuldades para trafegar pelas ruas tomadas pela água. Já na entrada da Avenida Luís Eduardo Magalhães, duas árvores de grande porte caíram por causa da força do vento, bloqueando parte da via. A Avenida Paralela também registrou pontos de alagamento que complicaram o trânsito.
No Rio Vermelho, trovões, raios e rajadas de vento contribuíram para alagamentos em diversas ruas. Em Jaguaripe, moradores relataram casas destelhadas. A intensidade do temporal assustou ainda moradores do Vale das Pedrinhas, onde houve registro de prejuízos materiais.
O mau tempo também afetou a gravação do DVD do cantor Leo Santana, marcada para as 16h desta quinta. Até 17h30, o show ainda não havia começado devido às condições climáticas.
A Defesa Civil (Codesal) emitiu um alerta de chuvas intensas, com risco de alagamentos e deslizamentos de terra. Segundo o órgão, em apenas uma hora choveu cerca de 80 mm em Salvador — valor próximo ao total esperado para o mês inteiro, que é de 108 mm.
Dados da Codesal mostram que o Rio Vermelho registrou o maior volume de chuva na última hora, com 72,2 mm. Em seguida aparecem Arenoso (62,0 mm), Federação (58,4 mm) e Nordeste de Amaralina (56,2 mm). Cabula, Pituba e Saboeiro também tiveram índices superiores a 50 mm.