Salvador, 19 de janeiro de 2026
Editor: Chico Araújo

Programa Salvador Avalia 2025 aplica provas para cerca de 100 mil estudantes da rede municipal

As provas do Programa Salvador Avalia (Prosa) 2025 serão realizadas para estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental da rede municipal nesta terça-feira (2) e quarta (3). De acordo com a Secretaria Municipal da Educação (Smed), a expectativa é aferir o desempenho escolar de uma média de 100 mil alunos, com o objetivo de obter indicadores que auxiliem a identificar e analisar a efetividade das ações já implementadas nas escolas da capital baiana.

Com intuito de traçar um melhor diagnóstico do aprendizado, a partir de subsídios obtidos nesta avaliação, o Prosa é uma ferramenta utilizada pela Smed para pensar novas ou redefinir políticas públicas, a fim de aperfeiçoar o planejamento educacional e as condutas pedagógicas para um melhor acompanhamento dos estudantes.

As avaliações são produzidas com nível de dificuldade relativo a cada faixa etária e segmento do aluno, sendo realizadas nas mesmas unidades escolares onde eles estão matriculados.

Nesta terça-feira (2), as provas de Português e Matemática serão aplicadas para os estudantes do 1° ao 9° ano. Já na quarta-feira (3), os alunos do 4º, 5º 8º e 9º anos realizam questões sobre Ciências da Natureza.

Cada teste tem uma média de 16 a 20 questões, com perguntas objetivas e também de múltipla escolha, levando em consideração a série do Ensino Fundamental e o componente curricular.

A gerente de formação, avaliação e monitoramento da Smed, Consuelo Almeida, reforça que os resultados obtidos a partir do Prosa são fundamentais para validar a efetividade das ações já executadas, bem como para elaborar novas estratégias. “O Prosa tem foco nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências da Natureza, analisando as habilidades e competências esperadas para cada ano”, frisa.

Resultado – A rede municipal de ensino de Salvador alcançou o resultado de proficiência de 5.93 no Prosa de 2024, melhorando em 21% o índice de 2022, ano marcado pela retomada integral do segmento após a pandemia da Covid-19, quando foi de 4.90. O resultado de proficiência indica uma recuperação na qualidade do ensino e na aprendizagem dos alunos da capital baiana após os efeitos da emergência sanitária.

Além disso, o resultado de 2024 superou o índice de 2019, ano que antecedeu a pandemia do coronavírus, quando o índice foi de 5.79. Com isso, o ensino na rede municipal mostrou avanços também em relação aos níveis pré-pandêmicos. Esses resultados de proficiência são relativos ao 5º ano do Ensino Fundamental, um dos níveis de escolaridade que compõem a avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Foto: Bruno Concha/ Secom PMS

Veja também

Chuva-SP
SP: chegada de frente fria amplia nível de alerta da Defesa Civil
Gabinete de Crise é criado para acompanhar desdobramento das chuvas A Defesa Civil de São Paulo instalará...
27_12_2025_Salvador_Acolhe_no_Festival-Virada_Foto_Camile_Barreto_Secom_PMS-9
Construído pela Prefeitura, pacto garante comida e transporte a trabalhadores do Carnaval; ações já foram vistas no Festival Virada
Há dois meses, a Prefeitura de Salvador assinou um pacto com outros entes do poder público para ampliar...
motoboys
Mussurunga: motoboys realizam protesto e prometem greve de entregadores
Motoboys realizam, na manhã desta segunda-feira (19), um protesto nas imediações da Estação Mussurunga....
unnamed (2)
Natura Aura Alba é eleito o melhor perfume feminino do Brasil no Fragrantica Awards 2025
Além de Aura Alba, a fragrância Essencial Sentir masculina também foi destaque no ranking especializado...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar