Salvador, 18 de janeiro de 2026
Editor: Chico Araújo

Quais são as estratégias para controle e prevenção da miopia?

A médica oftalmologista Fernanda Fernandes explica que, quanto mais cedo o tratamento for iniciado, menor será o grau final do paciente e menores serão as possibilidades de complicações

 

A miopia é uma doença ocular que afeta cada vez mais pessoas em todo o mundo, especialmente os mais jovens. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), metade da população terá esse distúrbio visual em 2050. A médica oftalmologista Fernanda Fernandes, referência no tratamento de miopia, lentes de contato, córnea e doenças externas, afirma que o comportamento de risco para o surgimento e a progressão da miopia inclui o excesso de atividades próximas aos olhos, sem pausas, assim como a falta de atividades ao ar livre durante o dia.

“Estudos revelam que participar de atividades ao ar livre durante o dia pode diminuir a probabilidade de desenvolver miopia em 18%. Isso se deve ao fato de que a exposição à luz intensa estimula a produção de dopamina intraocular, reduzindo assim o crescimento dos olhos. Por outro lado, envolver-se excessivamente em atividades muito próximas dos olhos atua como um estímulo para aumentar o tamanho deles, resultando, consequentemente, no desenvolvimento da miopia”, explica.

Ela conta também que a doença deve ser detectada e tratada o quanto antes para evitar problemas de visão. “É importante avaliar se o indivíduo com miopia precisa de tratamento e identificar o tipo mais adequado para o seu caso. Casos de miopia superior a cinco graus apresentam maior risco para a visão. Portanto, quanto mais cedo for iniciado o tratamento, menor será o grau final do paciente e menores serão as possibilidades de complicações futuras. Se a miopia está em progressão, ela precisa ser tratada”, ressalta.

Com o avanço da tecnologia nas lentes de contato e nos óculos, é possível desacelerar o crescimento do olho e reduzir a progressão da miopia, desde que a pessoa utilize esses recursos corretamente, afirma a oftalmologista. “Além disso, práticas em casa, como limitar o tempo gasto em atividades próximas aos olhos, promovem um ambiente propício para a saúde visual e contribuem significativamente na prevenção e controle da miopia”, destaca Fernanda.

Sobre Fernanda Fernandes

A médica Fernanda Fernandes é graduada em medicina pela Universidade Federal da Bahia, com Residência em Oftalmologia no Hospital das Clínicas (BA), onde fez Fellowship em Córnea e Doenças externas. Atua na oftalmologia geral com foco no tratamento de miopia, lentes de contato, córnea e doenças externas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

2026-01-17t171633z_1762092592_rc203jaqn1b9_rtrmadp_3_eu-mercosur-paraguay
Mercosul está aberto a acordos com outros blocos e países, diz Peña
Presidente paraguaio destacou negociações com os Emirados Árabes Após assinarem, neste sábado (17), um...
Venezuela
Na Venezuela, sanções dos EUA contribuíram para colapso econômico
Recessão de 2013 a 2022 consumiu cerca de 75% do PIB do país Lucas Pordeus León – Repórter da Agência...
2026-01-18t100433z_1818582582_rc2l3jade48o_rtrmadp_3_portugal-election-president
Portugal vai às urnas para eleger presidente
Eleição tem recorde de 11 candidatos Eleitores portugueses vão às urnas neste domingo (18) para escolher...
mega_sena-1112203505_0
Mega-Sena acumula para R$ 50 milhões; sorteio será na terça (20)
Último concurso, no sábado, pagou R$ 29.835,57 por cinco acertos Sem apostadores que acertassem seis...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar