O objetivo era vencer e torcer. O Vitória começou a 38ª rodada dentro do Z-4. Precisava de uma combinação de resultados para conseguir deixar a zona de rebaixamento e se manter na Série A em 2026. Venceu o São Paulo, dentro de casa, com Baralhas marcando na segunda etapa para delírio total dos torcedores que lotaram o Barradão. O outro adversário que estava na zona,o Inter, venceu com facilidade seu jogo. Os olhares se voltaram para os jogos de Fortaleza e Ceará.
Fora de casa, o Fortaleza perdeu de virada para o Botafogo (4×2) e o Ceará, que em nenhum momento tinha provado o gosto amargo do Z-4, perdeu dentro de casa para o Palmeiras. Os rivais cearenses caíram e o rubro-negro baiano conseguiu o que parecia o menos provável, terminando o campeonato na 15ª colocação, sem direito a classificação para Copa Sulamericana, mas se mantendo na Primeira Divisão.
Com o apoio da torcida, o Vitória criou mais chances e obrigou o goleiro Rafael a ser protagonista, mas o senso de urgência se tornou afobação muitas vezes, o que ficou claro com erros de passes, de finalizações e de posicionamento. Os mandantes escapavam em contra-ataques com Erick, que foi o mais criativo da primeira metade. O atacante fez boas jogadas e parou em bela defesa do arqueiro tricolor aos 22 minutos, em chute de fora. Dez minutos depois, Willian Oliveira interceptou saída de bola paulista e chutou forte, mas Rafael fez mais uma boa defesa. Kayzer também teve chance dentro da área e parou no goleirio do São Paulo. Já nos acréscimos, o time visitante teve chance com Tapia, que saiu cara a cara com Thiago Couto. O goleiro hesitou em sair do gol, mas abafou o atacante a tempo e fez intervenção decisiva. No fim das contas, como Fortaleza e Ceará foram para o intervalo empatando, o Vitória dependia apenas de si para começar o segundo tempo fora da zona de rebaixamento, o que não aconteceu.
O passar do tempo aumentou a urgência do resultado para o Vitória, que levou perigo pela direita com Erick, mas a finalização foi para para fora. O jogo ficou morno até os 23 minutos, quando o time da casa abriu o placar. Depois roubada de bola pela esquerda, Fabri ajeitou para Baralhas chegar livre dentro da área e finalizar com calma para fazer o gol que salvou o Leão. O São Paulo passou a ficar mais com a bola e ocupou o campo rubro-negro depois de recuo dos mandantes, mas encontrou dificuldade para furar o bloqueio e não criou nenhuma chance perigosa. Ao menos a derrota do Bragantino para o Internacional confirmou a oitava posição para o time paulista.
ESPORTE CLUBE VITÓRIA NA SÉRIE A 2026!!! ❤️🖤🦁#PegaLeão #PorNossaHistória #Brasileirão2025 #JogaremosJuntos pic.twitter.com/4J6tboFzA5
— EC Vitória (@ECVitoria) December 7, 2025