Salvador, 17 de janeiro de 2026
Editor: Chico Araújo

Verão acende sinal de alerta para quem convive com lúpus

Apesar de o verão ainda não ter começado oficialmente, as temperaturas já altas em Salvador e em outras cidades da Bahia reforçam o alerta para os cuidados com a pele, especialmente para quem convive com lúpus. Segundo a dermatologista Priscila Fróes, da Novaimuno, unidade de saúde do Grupo CITA, a maior incidência de sol nesta época do ano coincide com os momentos de maior exposição aos raios ultravioleta (UV), o que exige atenção redobrada. “Isso porque uma parcela significativa dos pacientes com esta doença desenvolve sensibilidade a este tipo de radiação. Estimativas internacionais apontam que entre 40% e 70% dessas pessoas apresentam fotossensibilidade”, afirma.

O lúpus é uma doença inflamatória crônica de origem autoimune, cujos sintomas variam de pessoa para pessoa e podem surgir em qualquer fase da vida, embora seja mais comum em mulheres entre 20 e 45 anos. “Entre os sinais gerais da condição estão dores nas articulações, cansaço, mal-estar e erupções ou manchas avermelhadas na pele, que podem aparecer ou se agravar com a exposição solar. Mesmo em momentos de remissão, o sol pode provocar reativação da doença”, detalha a dermatologista.

Para a proteção, a orientação da médica é adotar medidas rigorosas, como evitar exposição entre 10 e 16 horas (quando a radiação UV costuma ser mais intensa), sair de casa preferencialmente antes dos horários mais críticos, aplicar protetor solar com amplo espectro (UVA/UVB) e fator de proteção elevado, e reaplicar a cada duas horas, mesmo em dias nublados; e usar roupas com proteção UV ou peças que cubram braços e pernas, além de chapéus / bonés e óculos solares.

Priscila Fróes conta ainda que, além de evitar o surgimento ou piora de lesões cutâneas, essas precauções ajudam a prevenir os riscos a longo prazo, como o desenvolvimento de câncer de pele, o tumor mais frequente no Brasil. “Recentemente, estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA) apontaram que o país contabiliza mais de 220 mil novos casos de câncer de pele não melanoma anualmente. Portanto, para quem convive com lúpus, a proteção solar deixa de ser apenas um cuidado estético e torna-se uma parte essencial da rotina de saúde”, conclui.

Grupo CITA

O Grupo CITA – Centros Integrados de Terapia Assistida é uma holding de clínicas especializadas no cuidado de doenças raras e autoimunes. Sua missão é cuidar da saúde das pessoas e das pessoas da saúde, oferecendo um atendimento humanizado e integral, com suporte interdisciplinar que abrange prevenção, diagnóstico e tratamento. Com uma equipe altamente qualificada e presença nas cidades de São Paulo e Salvador, o grupo se destaca pelos altos padrões de qualidade, excelência em gestão e segurança no atendimento médico, contando com selos de certificação e acreditação ONA. Na capital paulista, integra o Grupo CITA a clínica EV CITI, e em Salvador, as unidades Novaimuno, IBIS e Cliagen. Atuando em especialidades como Reumatologia, Dermatologia, Neurologia, Gastroenterologia e Alergologia, o Grupo CITA reafirma seu propósito de transformar a experiência em saúde, unindo ciência, inovação e acolhimento para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

16_01_2026_Centro Vida Bruno realiza Circuito de Saberes do Ano_Saude mental_Fot Bruno Concha_Secom_Pms (1)
Prefeitura abre Circuito de Saberes 2026 com debate sobre saúde mental da população LGBTQIAPN+
O Centro de Referência LGBT+ Vida Bruno, localizado no bairro do Rio Vermelho, realizou, na tarde desta...
unnamed
Neoenergia Coelba remove cerca de 130 mil ligações irregulares de energia em 2025, maior volume da história
Em média, distribuidora removeu 356 ligações por dia no estado; volume de energia recuperado poderia...
16_01_2026_Primeira Batedora mulher do Norte Nordeste_Gart Transalvador_Fot Bruno Concha_Secom_Pms (9)
Agente da Transalvador é primeira mulher a integrar grupo de escolta em motocicletas em Salvador
Isabel Tinel é agente da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) e a primeira e, até...
Lula
Lula diz que salário mínimo é baixo, mas aponta importância de direito
Desde 1º de janeiro, está em vigor o novo valor de R$ 1.621 Ao participar de cerimônia alusiva aos 90...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar