Salvador, 16 de janeiro de 2026
Editor: Chico Araújo

Pacientes com Doença de Crohn podem participar de projeto de pesquisa; saiba como!

Horizontal shot of dissatisfied African American woman touches belly, suffers from painful cramps, frowns face, dressed in sportclothes, models over white background, free space for your promotion

Dor abdominal, cólicas, diarreia crônica, fissuras e fístulas anais e perda de peso. Estes são os principais sintomas de quem tem o diagnóstico da Doença de Crohn. Apesar de não ter cura, a condição causa inflamação do trato gastrointestinal. E se você tem o diagnóstico, pode ser um dos voluntários para participar de uma pesquisa clínica, que está sendo realizada em Salvador, através da Cliagen – clínica do Grupo CITA voltada aos cuidados da saúde digestiva.

“Estamos recrutando adultos que vivem com a Doença de Crohn de moderada a grave. Trata-se de uma terapia experimental que combina dois medicamentos para uso potencial no tratamento dessa condição. Para poder participar é preciso que a pessoa seja diagnosticada com a síndrome há, no mínimo, três meses; estar com a doença ativa (avaliada com base no Índice de Atividade da Doença de Crohn); ter entre 18 e 65 anos de idade; e já ter tentado tratamentos que não funcionaram bem ou pararam de funcionar ou não conseguem tolerar os procedimentos terapêuticos”, detalha a médica gastroenterologista e líder do estudo, Genoile Santana.

A especialista conta que, caso o voluntário se qualifique à pesquisa e opte por participar, receberá o tratamento do estudo por uma duração planejada de 52 semanas (um ano). Ele também terá amostras coletadas para testes e passará por alguns procedimentos necessários (como colonoscopia) para avaliar a saúde e a doença. Além disso, precisará se comprometer a fazer uma visita de acompanhamento de 18 semanas após a última infusão de medicamento. Pessoas interessadas em obter mais informações ou descobrir se tem o perfil qualificado para a pesquisa devem entrar em contato através do número: 71 9 9957-8720.

Doença de Crohn

A Doença de Crohn pode surgir em qualquer parte do trato gastrointestinal, sobretudo na região inferior dos intestinos delgado (íleo) e grosso (cólon), sendo as mulheres as mais atingidas. O tratamento medicamentoso é, na maioria das vezes, a primeira opção, mas há casos em que o paciente necessita de intervenção cirúrgica, podendo ser abdominal ou anorretal. Essas intervenções são necessárias, por exemplo, quando há obstrução, perfuração no intestino ou fístulas anais. A médica Genoile Santana conta que a causa desta doença não é totalmente conhecida, mas estudos apontam para uma possível desregulação do sistema imunológico por interação de fatores genéticos, ambientais e de microbiota intestinal, levando à inflamação crônica do intestino.

Grupo CITA

O Grupo CITA – Centros Integrados de Terapia Assistida é uma holding de clínicas especializadas no cuidado de doenças raras e autoimunes e tem como missão cuidar da saúde das pessoas e das pessoas da saúde, oferecendo um atendimento humanizado e integral, com suporte interdisciplinar que abrange prevenção, diagnóstico e tratamento. Com uma equipe altamente qualificada e presença nas cidades de São Paulo e Salvador, o grupo se destaca pelos altos padrões de qualidade, excelência em gestão e segurança no atendimento médico, contando com selos de certificação e acreditação ONA. Na capital paulista, integra o Grupo CITA a clínica EV CITI, e em Salvador, as unidades Novaimuno, IBIS e Cliagen. Atuando em especialidades como Reumatologia, Dermatologia, Neurologia, Gastroenterologia e Alergologia, o Grupo CITA reafirma seu propósito de transformar a experiência em saúde, unindo ciência, inovação e acolhimento para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

safra3
IBGE prevê safra recorde de 346 milhões de toneladas em 2025
Resultado representa alta de 18,2% em relação ao ano anterior O Brasil deverá fechar 2025 com safra recorde...
Trump
Governo Trump faz ameaça em português contra novos imigrantes
O governo Trump fez nesta semana uma nova ameaça contra novos imigrantes, desta vez falando em português....
unnamed (1)
Cléber inicia pré-temporada no Yunnan Yukun FC e destaca adaptação nos primeiros dias na China
O atacante Cléber vive seus primeiros dias na China e já iniciou oficialmente a pré-temporada com a camisa...
unnamed
Caxambu destaca bom momento pessoal e evolução do Borneo Samarinda na temporada
O lateral Caxambu vive uma fase positiva com a camisa do Borneo Samarinda na temporada da BRI Super League...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar