Salvador, 16 de janeiro de 2026
Editor: Chico Araújo

Sarcomas ósseos: do diagnóstico ao tratamento

Detecção precoce, diagnóstico preciso e rápido início do tratamento são muito importantes, afirma especialista

Os sarcomas são tumores malignos originados no tecido mesenquimal, que origina ossos, músculos, gordura, vasos sanguíneos, entre outras estruturas do organismo. Embora sejam relativamente raros, os sarcomas apresentam grande diversidade em termos de localização, agressividade e resposta ao tratamento.

Por este motivo, o Dr. Fábio Elói, cirurgião de quadril pela Sociedade Brasileira de Quadril (SBQ), especialista em ortopedia e traumatologia pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e Oncologista Ortopedista pela Associação Brasileira de Oncologia Ortopédica (ABOO), explica que o prognóstico dos sarcomas depende de múltiplos fatores, incluindo tipo histológico, grau de agressividade, tamanho do tumor, presença de metástases e resposta ao tratamento.

“A detecção precoce, diagnóstico preciso e rápido início do tratamento são muito importantes para oferecer mais qualidade de vida e melhores chances de tratamento aos pacientes”.

Diagnóstico e tratamento

Os casos originados em ossos ou cartilagens são chamados de sarcomas ósseos. Frequentemente localizados nas pernas e braços, causam dor, inchaço e fraturas. Os tipos mais comuns incluem o Osteossarcoma, mais frequentes em jovens, e o Condrossarcoma, que acometem em geral os adultos.

O diagnóstico dos sarcomas é complexo e geralmente envolve avaliação clínica, na qual é verificada a presença de massa palpável, dor ou aumento de volume em ossos ou partes moles, explica o Dr. Fábio.

“Para a confirmação, são necessários exames de imagem, como radiografia, para lesões ósseas; Tomografia Computadorizada (TC) e Ressonância Magnética (RM), que delineiam a extensão do tumor e eventual envolvimento de tecidos adjacentes, e o PET-CT, para verificação de metástases”.

Conforme cada caso, dependendo do tipo, estágio, localização e idade do paciente, podem ser indicadas cirurgia, radioterapia e quimioterapia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

safra3
IBGE prevê safra recorde de 346 milhões de toneladas em 2025
Resultado representa alta de 18,2% em relação ao ano anterior O Brasil deverá fechar 2025 com safra recorde...
Trump
Governo Trump faz ameaça em português contra novos imigrantes
O governo Trump fez nesta semana uma nova ameaça contra novos imigrantes, desta vez falando em português....
unnamed (1)
Cléber inicia pré-temporada no Yunnan Yukun FC e destaca adaptação nos primeiros dias na China
O atacante Cléber vive seus primeiros dias na China e já iniciou oficialmente a pré-temporada com a camisa...
unnamed
Caxambu destaca bom momento pessoal e evolução do Borneo Samarinda na temporada
O lateral Caxambu vive uma fase positiva com a camisa do Borneo Samarinda na temporada da BRI Super League...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar