Salvador, 16 de janeiro de 2026
Editor: Chico Araújo

Calor, chuvas e proliferação de doenças acendem alerta para atualização vacinal no verão

Com a alta convivência e circulação de pessoas, imunização ajuda a prevenir infecções como hepatite A, dengue e enterovírus
Viagens, encontros e o aumento da frequência em praias e piscinas marcam os dias de verão. Embora seja preferida por conta das férias e programações, a estação também demanda cuidados redobrados com a saúde, uma vez que é repleta de fatores que elevam os riscos de infecções respiratórias, gastrointestinais e arboviroses.

De acordo com o Ministério da Saúde, a combinação de calor intenso, umidade, chuvas e aglomerações favorece o surgimento de doenças comuns nesta época do ano, como Hepatite A, febre amarela, dengue, zika, chikungunya e as causadas pelo vírus Influenza. Esses quadros podem afetar pessoas de todas as idades, mas representam maior preocupação entre crianças e idosos.

“O excesso de exposição solar pode deixar o organismo mais suscetível a doenças. Além disso, é um período em que a circulação de alguns vírus e bactérias se intensifica por conta das chuvas e ondas de calor”, reforça Fabiana Porto (COREN/BA – 80794), enfermeira e responsável técnica do IHEF Vacinas.

Diante desse cenário, garantir a atualização da caderneta de vacinação é uma das estratégias mais eficazes de proteção contra as chamadas doenças imunopreveníveis. “Isso porque as vacinas atuam na produção de anticorpos capazes de nos defender contra diversos agentes infecciosos”, afirma.

Aliado do coletivo

Assim como os pequenos, cujos imunizantes devem ser aplicados conforme a faixa etária, os idosos precisam de atenção especial durante o verão. Segundo Fabiana Porto, vacinas contra pneumonias, vírus sincicial respiratório (VSR), Influenza e herpes zóster são cruciais para reduzir as chances de surgimento, complicações e agravamento de outras doenças.

Independentemente da idade, manter a cobertura vacinal em dia, principalmente em momentos de grande convivência social, contribui diretamente para a saúde coletiva. A responsável técnica do IHEF Vacinas ressalta que, ao receber os imunizantes, o indivíduo se protege e ainda deixa de ser transmissor de determinadas patologias.

“Quando acontece o bloqueio de transmissão em virtude da vacinação, as doenças param de proliferar. Por isso, para ter uma estação mais segura, aproveite o período para atualizar o calendário vacinal da sua família e buscar orientação profissional”, recomenda.

SOBRE O IHEF

O IHEF (Instituto de Hematologia e Hemoterapia de Feira de Santana), foi fundado em 1983, objetivando proporcionar a todos os pacientes do estado da Bahia, diagnóstico e tratamentos das doenças do sangue. Após anos de atuação, o IHEF expandiu para as áreas de medicina laboratorial, diagnóstico por imagem, medicina nuclear, vacinas e banco de sangue, dando origem ao Sistema de Saúde IHEF, o mais completo serviço de saúde não hospitalar do interior da Bahia.

Desde 2014 é prêmio Top of Mind no segmento laboratorial em Feira de Santana e também vencedor do prêmio Benchmarking Bahia por duas vezes, na categoria Compliance, como o melhor laboratório do interior da Bahia. O IHEF Laboratório possui certificações de qualidade como a ISO 9001 e a Acreditação PALC.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

safra3
IBGE prevê safra recorde de 346 milhões de toneladas em 2025
Resultado representa alta de 18,2% em relação ao ano anterior O Brasil deverá fechar 2025 com safra recorde...
Trump
Governo Trump faz ameaça em português contra novos imigrantes
O governo Trump fez nesta semana uma nova ameaça contra novos imigrantes, desta vez falando em português....
unnamed (1)
Cléber inicia pré-temporada no Yunnan Yukun FC e destaca adaptação nos primeiros dias na China
O atacante Cléber vive seus primeiros dias na China e já iniciou oficialmente a pré-temporada com a camisa...
unnamed
Caxambu destaca bom momento pessoal e evolução do Borneo Samarinda na temporada
O lateral Caxambu vive uma fase positiva com a camisa do Borneo Samarinda na temporada da BRI Super League...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar