Salvador, 25 de julho de 2026
Editor: Chico Araújo

Bahia e Vitória se enfrentam pela primeira vez no ano, no Barradão

Bastaram 25 dias de 2026 para Bahia e Vitória se enfrentarem pela primeira vez na temporada no clássico Ba-Vi. Neste domingo (25), as equipes duelam no Barradão, no último compromisso antes da estreia de ambos no Campeonato Brasileiro. Válido pela 5ª rodada do Campeonato Baiano, o confronto pode ampliar a vantagem do Esquadrão na liderança ou recolocar o Leão na briga pelas primeiras posições. A bola rola às 16h.

Com 100% de aproveitamento, o Bahia lidera o estadual com 12 pontos, nove a mais que o Galícia, primeira equipe fora da zona de classificação. Já o Vitória inicia a rodada na terceira colocação, com seis pontos. Um triunfo rubro-negro só resultará em subida na tabela em caso de empate ou derrota do Barcelona de Ilhéus.
O Tricolor chega ao clássico em situação confortável e com várias alternativas para escalar a equipe. Nos quatro primeiros jogos do Baianão, Rogério Ceni utilizou força máxima apenas na goleada por 5 a 1 sobre o Barcelona de Ilhéus. Antes disso, uma equipe formada majoritariamente por atletas da base e, depois, um time mesclado com reservas garantiram três vitórias.

A liderança no estadual e a proximidade da estreia na Série A permitem ao treinador administrar o elenco. A tendência é a manutenção da base que venceu o Galícia, com a entrada de alguns titulares, decisão que dependerá da condição física dos jogadores. Luciano Juba e Erick Pulga aparecem entre os cotados para iniciar a partida. “Vamos analisar qual vai ser a melhor escalação pensando neste jogo, no jogo do Corinthians e no condicionamento físico de cada um. Temos 30 atletas e vamos escolher a equipe mais preparada para enfrentar o Vitória e depois o Corinthians”, afirmou Ceni.

Do outro lado, o Vitória chega pressionado pelo desempenho irregular do time alternativo nas três primeiras rodadas, quando somou apenas três empates sob o comando de Rodrigo Chagas. O cenário, porém, mudou após a goleada por 4 a 0 sobre a Juazeirense, que elevou a confiança do elenco para o clássico, visto como chance de reação na competição.

A expectativa é de poucas alterações na equipe rubro-negra. O zagueiro Zé Marcos retorna ao time após cumprir suspensão de quatro jogos, recebida pela expulsão na final do Baiano de 2025. O meia Pablo, que havia sido expulso contra o Porto, também volta a ficar à disposição. Apesar do início de temporada exigente e do ritmo ainda em construção, o técnico destacou o peso do clássico. “Sabemos o que representa. Já joguei, sei da responsabilidade e da importância. Vamos encarar como uma final de Copa do Mundo, é um jogo à parte”, declarou.

A principal novidade do primeiro Ba-Vi do ano será a utilização do árbitro de vídeo (VAR). Pela primeira vez nesta edição do Campeonato Baiano, a tecnologia será empregada para auxiliar as decisões em campo. A arbitragem será comandada por Wagner Francisco Silva, com Diego Pombo Lopez responsável pela análise das imagens.

Veja também

Saúde_Fot-Bruno-Concha_Secom_Pms-11
Secretaria Municipal da Saúde amplia equipes com convocação de 41 novos profissionais concursados
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) segue fortalecendo a rede assistencial de Salvador com a convocação...
eleicao
Brasil nega visto para servidores dos EUA que queriam monitorar urnas
Visita ocorreria após eventos com políticos que questionaram urnas O Ministério das Relações Exteriores...
Guardiola
Guardiola recusa convite para assumir seleção italiana: 'Honrado, mas não me sinto preparado'
O treinador espanhol Pep Guardiola recusou o convite para assumir a seleção italiana, que segue no mercado...
Síria
Guterres pede ajuda internacional para Síria devastada pela guerra
Ele é o primeiro secretário-geral das ONU a visitar o país desde 2009 O secretário-geral da Organização...

Opinião

advs
Eleições na era digital: o uso da Inteligência Artificial nas eleições de 2026