Salvador, 8 de setembro de 2026
Editor: Chico Araújo

Na Espanha, Jerônimo conhece tratamento revolucionário contra o câncer e negocia o uso da tecnologia na Bahia

Considerada uma das maiores revoluções da ciência no combate ao câncer, o tratamento com terapia celular chamado de Car-T Cell foi apresentado ao governador Jerônimo Rodrigues, em Barcelona, na Espanha. Em visita à Universidade e ao Hospital das Clínicas de Barcelona, na manhã desta segunda-feira (25), o governador, acompanhado de comitiva baiana, se reuniu com médicos e pesquisadores do método revolucionário e já iniciou tratativas para que a Bahia possa participar de transferência de tecnologia e da aplicação do tratamento.

 

A terapia é direcionada especificamente aos chamados cânceres hematológicos. Leucemia, linfomas e mielomas são os tipos de maior recorrência. Em linhas gerais, o tratamento utiliza células de defesa do próprio paciente, os linfócitos T, que modificadas geneticamente para combater a doença. Após serem modificadas, essas células são chamadas Car-T, por isso o nome dado ao tratamento.

 

“O hospital já desenvolve, de forma avançada, o tratamento Car-T Cell, e nós viemos aqui, hoje, ver a possibilidade de levar esse tipo de serviço para o estado da Bahia. A partir de março, em parceria com as universidades estaduais e federais, já haveremos de fazer um termo de cooperação técnica para que isso possa acontecer na Bahia”, afirmou o governador.

 

Chefe do setor de terapia celular do hospital, o pesquisador e médico Álvaro Urbano apresentou a pesquisa e destacou os resultados promissores que o tratamento tem apresentado em pacientes com diferentes tipos de cânceres hematológicos: “é o tratamento do século XXI. Consiste em aumentar muito, em cerca de 90%, as atividades contra o câncer”.

 

O brasileiro Marco Aurélio Salvino acompanha os estudos e a aplicação da Car-T Cell na Espanha. Professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e coordenador de pesquisas com terapia celular no Brasil, ele destaca que é a primeira vez que um governo estadual brasileiro busca ativamente a parceria e possível cooperação com a iniciativa.

 

“Aqui, em Barcelona, é o modelo, talvez, mais importante do mundo, um modelo de terapia celular pública que deu certo. Hoje, na Espanha, praticamente quem tem necessidade de tratar com terapia celular tem acesso. É a maior revolução contra o câncer hematológico. Mas, infelizmente, é de muita complexidade, muita tecnologia e um alto custo. E é muito, muito, bacana que o governador da Bahia esteja buscando alternativas. Diferente de outros estados, onde não há nenhuma iniciativa de um governador. Isso, de fazer uma busca ativa do próprio governador, é exemplar”, avaliou Marco Aurélio.

 

Ainda no local, a comitiva baiana, liderada pelo governador, se reuniu com o diretor-geral do Hospital das Clínicas de Barcelona, Josep Maria Campstol. O gerente reforçou e avaliou como de “grande potencial” a cooperação com o governo baiano.

 

Além do governador, a primeira-dama do Estado, Tatiana Velloso; o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico (SDE), Ângelo Almeida; e o superintendente de Atração e Desenvolvimento de Negócios da SDE, Paulo Guimarães, participaram desta agenda. Também acompanhou os encontros uma delegação baiana do Senai/Cimatec, formada por Walter Pinheiro, relações corporativas e governamentais; Leone Andrade, diretor de Tecnologia e Inovação e reitor do Campus Integrado de Manufatura e Tecnologia; e José Luis Gonçalves de Almeida, gerente executivo e coordenador de programas.

Veja também

default
Regularização do ISS 2026 em Camaçari tem descontos de até 100% em multas e juros
A Prefeitura de Camaçari instituiu o Programa de Regularização Fiscal do Imposto Sobre Serviços de Qualquer...
montenegro-i-e-ii-obras-MCMV-William-Rocha
MCMV: Sehab convoca pré-selecionados da terceira lista do Parque Residencial Montenegro I e II para entrega de documentos
A Secretaria de Habitação de Camaçari (Sehab) convoca 102 novos pré-selecionados para a etapa de verificação...
Semu_Setur_cobertura_início_aulas_Carreta_da_Beleza_curso_design_de_sobrancelhas_com_henna_Foto_Everaldo_Paixão_02
Carreta da Beleza inicia turmas de qualificação profissional para mulheres de Camaçari
Novas perspectivas profissionais e de vida. Com essa expectativa, as alunas dos cursos ofertados pela...
Bahia_Agro_Conecta_2026_Card
Bahia Agro Conecta 2026 reúne setor produtivo e especialistas para discutir inovação no agro baiano
Produtores rurais, empresas, pesquisadores, investidores, startups e representantes do poder público...

Opinião

WhatsApp Image 2026-08-24 at 12.03
Opinião: Formação profissional em jornalismo: o debate que o futuro exige