Salvador, 25 de outubro de 2026
Editor: Chico Araújo

China extingue sobretaxa para carne de frango brasileira

A China extinguiu a tarifa antidumping sobre o frango brasileiro, informaram os ministérios das Relações Exteriores e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Em nota conjunta, as pastas explicaram que a sobretaxação deixou de vigorar no último dia 17, mas que o governo brasileiro só foi informado nesta terça-feira (27).

Desde 2019, o governo chinês aplicava tarifas antidumping de 17,8% a 34,2% sobre o frango brasileiro, dependendo da empresa exportadora. Além disso, 14 frigoríficos brasileiros tinham celebrado um “compromisso de preços” em que eram obrigados a cobrar preço acima do mínimo preestabelecido, o que resultava em perda de competitividade para as empresas nacionais.

Em nota conjunta, os dois ministérios informaram que a decisão favorável decorre de articulações ativas com autoridades chinesas em diversos foros e da realização de mecanismos bilaterais de cooperação em 2023.

Mesmo com o antidumping, as vendas de carnes de aves ao país asiático vinham crescendo. Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, em 2023, o Brasil exportou US$ 1,61 bilhão em carnes de aves para a China. Isso representa crescimento de 19,7% em relação a 2022.

Permitido pela Organização Mundial do Comércio, o direito antidumping é aplicado quando um país alega que um concorrente produz uma mercadoria abaixo do preço de custo, o que cria competição desleal com o produto nacional. Para revogar a sobretaxa, o país que sofreu a sanção precisa provar que as empresas não exportam as mercadorias abaixo do custo.

Veja também

55611295959_6d831fa6f5_o
Vontade das urnas precisa ser respeitada, afirma Fachin após votar
Defesa ao resultado das eleições ocorre em meio à crise no STF Após votar no segundo turno das eleições,...
onibus_adesivos
Semob acompanha movimentação no transporte público neste domingo após denúncias
A Secretaria de Mobilidade (Semob) informa que a operação de transporte público de Salvador já foi totalmente...
homem-negro-acorrentado
Ministério da Igualdade Racial quer apurar racismo em ato bolsonarista
Vídeo mostra militante bolsonarista conduzindo homem negro acorrentado O Ministério da Igualdade Racial...
lula votando
Lula vota e enaltece mobilização popular: "nunca vi nada igual"
Presidente agradeceu o apoio do povo brasileiro O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), candidato...

Opinião

ucsal
UCSal: semeando saberes e sonhos ao longo de 65 anos