Salvador, 24 de julho de 2026
Editor: Chico Araújo

Ministério das Mulheres avalia que acolhimento às catadoras, ambulantes e cordeiras no Carnaval é referência para a Política Nacional do Cuidado

A experiência do cuidado do Governo do Estado, com as catadoras de materiais recicláveis, cordeiras e ambulantes pode ser uma referência para a Política Nacional de Cuidados do Governo Federal. A experiência desenvolvida pela Secretaria das Mulheres do Estado (SPM) foi apresentada à ministra das Mulheres, Márcia Lopes, durante visita a um dos Espaços Cuidar de Quem Cuida, instalado na sede das Voluntárias Sociais, no Campo Grande, nesta segunda-feira (16).

Acompanhada pela secretária das Mulheres do Estado, Neusa Cadore, e pela presidenta das Voluntárias Sociais, professora Tatiana Veloso, a ministra destacou que a experiência servirá de inspiração para o Ministério. “Esse projeto na Bahia tem total convergência com a Política Nacional de Cuidados, um plano nacional que reúne 79 grandes ações, desde creches até a cuidoteca nas universidades para as mulheres”, disse.

Neusa Cadore falou que essa articulação com o Ministério fortalece o alcance das políticas. “Para nós, é uma honra receber a ministra neste projeto que é desenvolvido por várias secretarias do Estado e pelas Voluntárias Sociais, promovendo bem-estar, cuidado e refazimento a essas trabalhadoras que desempenham um papel fundamental no nosso Carnaval. A gente fica muito feliz em saber que esse esforço do Governo da Bahia pode inspirar outras políticas a nível nacional”, afirmou.

“Este trabalho é fundamental e a cada ano cresce em importância e em participação das trabalhadoras”, resumiu a presidenta das Voluntárias Sociais, Tatiana Veloso.

A cordeira Stefanie Santos, 23 anos, disse que não conhecia o Espaço Cuidar de Quem Cuida e se surpreendeu. “Amanhã venho tomar banho, comer e fazer tudo que eu tenho direito”, disse, sorridente.

Cerca de 500 trabalhadoras do Carnaval foram atendidas por dia, desde o último sábado (14/02), pelo espaço Cuidar de Quem Cuida no Campo Grande. Os espaços do Campo Grande e de Ondina (sede da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia – Adab, na Avenida Milton Santos, 967), funcionam até terça-feira (17), das 7h às 15h.

As trabalhadoras são acompanhadas por uma equipe multidisciplinar e beneficiadas por serviços gratuitos de banho, alimentação, maquiagem, reiki, auriculoterapia, escuta terapêutica, penteados, massagem, maquiagem,
ventosaterapia, reflexologia, equilíbrio energético e
práticas coletivas (Tai Chi Chuan e Yoga).

O projeto é realizado pela Secretaria de Mulheres do Estado (SPM), em parceria com as Voluntárias Sociais e secretarias do Estado, como Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social da Bahia (Seades); Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre); a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi) e a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab).

Veja também

Secult_cobertura_Protagonismo_Negro_Nosso_Mês_Preta_Preta_Pretinha_Julho_das_Pretas_Foto_Juliano_Sarraf_4
Julho das Pretas leva arte e debate sobre protagonismo negro ao Centro Cultural Barra do Pojuca
Foi por meio da arte que a iniciativa “Protagonismo Negro” reuniu mulheres e promoveu um diálogo sobre...
unnamed (2)
Novo reforço da Inter de Limeira, Heitor Roca vive expectativa de estreia diante de ex-clube e reforça confiança em acesso
Mesmo na liderança da Série C, a Internacional de Limeira segue reforçando o seu elenco com o intuito...
unnamed (1)
Daniel dos Anjos é anunciado como novo reforço do Becamex e inicia novo capítulo no futebol vietnamita
O atacante Daniel dos Anjos foi anunciado nesta quinta-feira como novo reforço do Becamex, do Vietnã,...
23_07_2026_Prefeitura promove protecao e desobstrucao de canteiros_Fot Bruno Concha_Secom_Pms (7)
Prefeitura inicia programa de recuperação de canteiros arbóreos com serviços na Rua Portugal, no Comércio
A Prefeitura de Salvador deu início, nesta semana, ao Programa de Proteção e Desobstrução de Canteiros...

Opinião

advs
Eleições na era digital: o uso da Inteligência Artificial nas eleições de 2026