Salvador, 24 de julho de 2026
Editor: Chico Araújo

Terceira edição do Triton World Series acontece neste final de semana em Salvador

Foto: Tríade Imagens/Divulgação

A etapa inicial do Triton World Series acontece neste domingo (12), na Praia de Placaford, em Salvador. A prova, que acontece pelo terceiro ano consecutivo e vale classificação para etapas internacionais, é um evento europeu de triatlo, que desembarcou em solo baiano em 2024, passando a integrar o calendário oficial de esportes da cidade.

No sábado (11), os atletas farão o check-in das bicicletas. Já no domingo, acontecem as provas, com a largada PCD prevista para 5h45 e as demais, a partir de 6h.

A prova de natação acontece na praia de Placaford. Em seguida, os atletas seguem de bicicletas no contrafluxo da Avenida Orlando Gomes, com retorno pela orla, deixando os veículos e iniciando a corrida até retornar à Arena Triton.

Walter Kraus, representante do Triton 1 Salvador, destaca que, para este ano, a competição traz três categorias no mesmo dia, com um circuito em voltas.

“A prova ganha importância por ser uma etapa internacional acontecendo bem aqui, em ‘nosso quintal’. Algo que vem coroar esse esporte que só cresce no mundo, e que hoje integra o calendário esportivo da cidade, fomentando bastante o turismo e a economia.”

“É uma importante etapa, com classificação para o mundial da categoria, em 2027. A edição 2026 teve as distâncias reduzidas por questões de segurança e para não impactar no fluxo da orla da capital baiana. Dessa forma, usamos o trecho para o ciclismo apenas nas avenidas Orlando Gomes, 29 de Março e na Via Regional”, completa Kraus.

A divisão das provas vai ocorrer da seguinte forma: a chamada de Standard terá 500 metros de natação, 20 km de ciclismo e 5 km de corrida. Já a Middle contará com 1 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida. A competição denominada Long será de 1,5 km de natação, 60 km de ciclismo e 15 km de corrida.

Presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington ressalta a importância da capital baiana voltar a sediar a disputa. “Receber o Triton 1 Salvador é reafirmar a nossa vocação para grandes eventos esportivos internacionais. É a cidade se projetando para o mundo, com uma orla única, energia vibrante e estrutura para acolher atletas de alto rendimento e apaixonados pelo esporte.”

Veja também

Secult_cobertura_Protagonismo_Negro_Nosso_Mês_Preta_Preta_Pretinha_Julho_das_Pretas_Foto_Juliano_Sarraf_4
Julho das Pretas leva arte e debate sobre protagonismo negro ao Centro Cultural Barra do Pojuca
Foi por meio da arte que a iniciativa “Protagonismo Negro” reuniu mulheres e promoveu um diálogo sobre...
unnamed (2)
Novo reforço da Inter de Limeira, Heitor Roca vive expectativa de estreia diante de ex-clube e reforça confiança em acesso
Mesmo na liderança da Série C, a Internacional de Limeira segue reforçando o seu elenco com o intuito...
unnamed (1)
Daniel dos Anjos é anunciado como novo reforço do Becamex e inicia novo capítulo no futebol vietnamita
O atacante Daniel dos Anjos foi anunciado nesta quinta-feira como novo reforço do Becamex, do Vietnã,...
23_07_2026_Prefeitura promove protecao e desobstrucao de canteiros_Fot Bruno Concha_Secom_Pms (7)
Prefeitura inicia programa de recuperação de canteiros arbóreos com serviços na Rua Portugal, no Comércio
A Prefeitura de Salvador deu início, nesta semana, ao Programa de Proteção e Desobstrução de Canteiros...

Opinião

advs
Eleições na era digital: o uso da Inteligência Artificial nas eleições de 2026