Salvador, 8 de setembro de 2026
Editor: Chico Araújo

Camaçari é destaque regional nos cuidados com saúde da mulher durante reunião do CIR

O município de Camaçari foi destaque na reunião da Comissão Intergestores Regional (CIR), realizada nesta quinta-feira (16), na Escola Estadual de Saúde Pública da Bahia, em Salvador. Durante o encontro, o município foi evidenciado como referência nos cuidados com a saúde da mulher, resultado de uma política pública estruturada e do fortalecimento da rede de atenção.

A apresentação destacou avanços importantes na ampliação do acesso aos serviços, qualificação da assistência e implementação de ações voltadas ao cuidado integral da mulher, desde a atenção básica até os atendimentos especializados. Prova disso, é que o município foi escolhido pelo Ministério da Saúde, em agosto do ano passado, para o lançamento das novas diretrizes para o rastreamento do câncer do coo do útero, que incluem a adoção do teste DNA-HPV como método primário, dentro do programa Agora Tem Especialidades.

Iniciativas como a ampliação da oferta de exames, acompanhamento contínuo e ações de prevenção têm contribuído para consolidar Camaçari como protagonista na área. A secretária de Saúde de Camaçari, Rosangela Almeida, ressaltou a importância do reconhecimento e reforçou o compromisso da gestão municipal com a saúde pública de qualidade.

“Esse reconhecimento é fruto de muito trabalho, planejamento e compromisso com a nossa população. Temos investido na ampliação do acesso, no fortalecimento da atenção básica e na qualificação dos serviços, garantindo um cuidado mais humanizado e integral para as mulheres de Camaçari”, afirmou a titular da Secretaria de Saúde.

A participação do município na CIR reforça o papel estratégico de Camaçari no cenário regional da saúde, evidenciando boas práticas que vêm sendo desenvolvidas e que contribuem para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) na Bahia.

Veja também

morta
São Franciso do Conde: suspeito de matar mulher com mais de 40 facadas após discussão por ciúmes é preso
Um homem de 36 anos foi preso na segunda-feira (7), suspeito de matar uma mulher com mais de 40 golpes...
crime
Homem que confessou ter feito disparo que matou filha de PMs no Imbuí já tinha sido preso em 2024 com moto roubada
O homem que foi preso após confessar ser o responsável pelo disparo que matou a filha de dois policiais,...
Edifício sede do Banco do Brasil, em Brasília
Bancários da Bahia anunciam greve em instituições públicas a partir da próxima quinta-feira
O Sindicato dos Bancários da Bahia anunciou a paralisação das atividades por tempo indeterminado no estado,...
flamengo
Flamengo é indicado ao prêmio de melhor clube masculino da Bola de Ouro 2026
O Flamengo está entre os cinco indicados ao prêmio de melhor clube masculino de 2026 da Bola de Ouro....

Opinião

WhatsApp Image 2026-08-24 at 12.03
Opinião: Formação profissional em jornalismo: o debate que o futuro exige