Salvador, 9 de setembro de 2026
Editor: Chico Araújo

Professores da rede estadual celebram a Literatura na reta final da Bienal do Livro da Bahia 2026

A coordenadora pedagógica Maria Helena Gomes Lobo, do Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão de Negócios e Turismo Navarro de Brito, localizado no bairro da Lapinha, em Salvador, e a professora de inglês Eliane Santana protagonizam, neste domingo (19), um dos momentos mais simbólicos da Bienal do Livro da Bahia 2026, que acontece no Centro de Convenções Salvador. Como educadoras da rede estadual, elas integram o grupo de docentes que vivenciam o evento não apenas como visitantes, mas como agentes ativos na difusão da leitura, fortalecendo o tema desta edição: “Bahia: identidade que ecoa nos quatro cantos do mundo”.

O incentivo à leitura também se materializa na distribuição do vale-livro no valor de R$100, destinado a estudantes e professores. Maria Helena destacou a importância da ação. “Considero a iniciativa excelente, pois os profissionais da educação necessitam ter acesso a livros, algo que, atualmente, pode ser difícil devido a questões econômicas. Portanto, acredito que essa iniciativa merece destaque”. Ela ainda ressaltou o propósito da visita. “Estamos aqui hoje com o desejo de adquirir livros e conhecer novos lançamentos”.

Para Eliane, a experiência reforça o vínculo com a literatura e amplia possibilidades. “Achei fantástica! Adoro ler, mas nem sempre temos condições financeiras, e os livros estão caros. Se não fosse por essa iniciativa, talvez eu não pudesse comparecer”. A educadora também reconhece a evolução da política pública. “Espero que na próxima edição o valor seja ainda maior. É sempre bom observar melhorias”.

A participação dos docentes ganha ainda mais relevância com a presença de 19 professores da rede estadual que lançaram livros ao longo da programação, entre os dias 15 e 17. A iniciativa evidencia a escola pública como espaço de produção intelectual e artística, valorizando o trabalho pedagógico e ampliando o alcance das narrativas construídas dentro das unidades escolares. No estande do Governo do Estado, a Secretaria da Educação do Estado (SEC) promove atividades que aproximam literatura, ensino e identidade cultural.

Neste domingo (19), último dia para utilização do vale-livro pelos professores, o movimento no estande segue intenso, com educadores aproveitando a oportunidade para renovar acervos e ampliar repertórios. A Bienal continua até terça-feira (21), mantendo uma programação diversa que integra cultura, educação e cidadania, consolidando-se como uma experiência transformadora para a comunidade escolar e reafirmando o compromisso com a democratização do acesso ao conhecimento.

Veja também

morta
São Franciso do Conde: suspeito de matar mulher com mais de 40 facadas após discussão por ciúmes é preso
Um homem de 36 anos foi preso na segunda-feira (7), suspeito de matar uma mulher com mais de 40 golpes...
crime
Homem que confessou ter feito disparo que matou filha de PMs no Imbuí já tinha sido preso em 2024 com moto roubada
O homem que foi preso após confessar ser o responsável pelo disparo que matou a filha de dois policiais,...
Edifício sede do Banco do Brasil, em Brasília
Bancários da Bahia anunciam greve em instituições públicas a partir da próxima quinta-feira
O Sindicato dos Bancários da Bahia anunciou a paralisação das atividades por tempo indeterminado no estado,...
flamengo
Flamengo é indicado ao prêmio de melhor clube masculino da Bola de Ouro 2026
O Flamengo está entre os cinco indicados ao prêmio de melhor clube masculino de 2026 da Bola de Ouro....

Opinião

WhatsApp Image 2026-08-24 at 12.03
Opinião: Formação profissional em jornalismo: o debate que o futuro exige