Salvador, 26 de julho de 2026
Editor: Chico Araújo

Projeto da Guarda Municipal oferece atendimento psicológico gratuito aos sábados

Foto: Bruno Concha / Secom PMS

A Prefeitura de Salvador, por meio da Guarda Civil Municipal de Salvador, disponibiliza atendimento psicológico e assistência social gratuitos para a população por meio do Projeto Curare. Criada em 2021, a iniciativa é voltada principalmente para pessoas que não têm condições de arcar com os custos desses serviços.

Os atendimentos acontecem todos os sábados, das 8h às 12h, na Lagoa dos Pássaros, localizada na Rua Arnaldo Lopes Silva, 1ª Travessa, nº 108, no bairro Stiep. O serviço funciona por ordem de chegada, sem necessidade de agendamento prévio.

Desde 2024, o projeto passou a contar com uma nova configuração, reunindo cerca de 30 profissionais voluntários de diferentes áreas, como psicologia, assistência social, psicopedagogia, filosofia e psicanálise. A cada sábado, são realizados aproximadamente 60 atendimentos, com duração média de 40 minutos cada.

Além de ampliar o acesso da população ao cuidado em saúde mental, o Projeto Curare também contribui para a formação acadêmica. Estudantes de psicologia podem realizar estágio supervisionado no local, acompanhados por um guarda municipal psicólogo e coordenadores de cursos.

De acordo com o coordenador de Ações de Prevenção à Violência da GCM, James Azevedo, o impacto positivo do projeto é visível na comunidade. “É um projeto que a gente vê o sorriso das pessoas se iluminar a cada atendimento. Todos os sábados passo no local para ver o andamento e fico feliz em perceber que princípios como preservação da vida, redução do sofrimento e diminuição das perdas estão sendo colocados em prática”, afirmou.

O nome “Curare”, de origem latina, remete a termos como “cuidar”, “tratar” e “zelar”, refletindo o objetivo central da iniciativa. Apenas em 2025, quase 2 mil pessoas já foram atendidas pelo serviço, que integra as ações da Coordenadoria de Ações de Prevenção à Violência (CPREV), fortalecendo a rede de apoio social no município.

Veja também

Saúde_Fot-Bruno-Concha_Secom_Pms-11
Secretaria Municipal da Saúde amplia equipes com convocação de 41 novos profissionais concursados
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) segue fortalecendo a rede assistencial de Salvador com a convocação...
eleicao
Brasil nega visto para servidores dos EUA que queriam monitorar urnas
Visita ocorreria após eventos com políticos que questionaram urnas O Ministério das Relações Exteriores...
Guardiola
Guardiola recusa convite para assumir seleção italiana: 'Honrado, mas não me sinto preparado'
O treinador espanhol Pep Guardiola recusou o convite para assumir a seleção italiana, que segue no mercado...
Síria
Guterres pede ajuda internacional para Síria devastada pela guerra
Ele é o primeiro secretário-geral das ONU a visitar o país desde 2009 O secretário-geral da Organização...

Opinião

advs
Eleições na era digital: o uso da Inteligência Artificial nas eleições de 2026