Salvador, 2 de novembro de 2026
Editor: Chico Araújo

Convocação de 159 novos professores fortalece Educação Básica da Bahia

Foto: André Fofano /divulgação

A Secretaria da Educação da Bahia (SEC) publicou, na edição desta sexta-feira (1°) do Diário Oficial do Estado (DOE), a quinta chamada do Processo Seletivo Simplificado referente ao Edital SEC/SUDEPE nº 13/2025. A medida convoca 159 novos candidatos aprovados para a função de professor da Educação Básica. Os novos profissionais irão integrar as unidades da rede estadual sob o Regime Especial de Direito Administrativo (REDA). Com esta publicação, sobe para 2.042 o número de professores convocados em 2026.

A contratação reforça o quadro de educadores da SEC, garantindo o funcionamento das atividades escolares e assegurando a continuidade do ensino em todas as unidades, além de evitar prejuízos ao calendário letivo dos estudantes.

Nas escolas, os professores serão responsáveis por conduzir o plano pedagógico e zelar pelo aprendizado dos alunos. O escopo de atuação inclui a preparação dos jovens para exames decisivos em suas trajetórias acadêmicas, como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), o Sistema de Avaliação Baiano da Educação (SABE) e o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB).

*Carga horária e prazos*

Os novos professores cumprirão uma carga horária de 20 horas semanais, com remuneração correspondente a R$ 3.256,70. O contrato de trabalho terá duração inicial de 36 meses, com a possibilidade de prorrogação por um período equivalente.

Os candidatos convocados devem encaminhar os documentos digitalizados para o e-mail ingressocpm.sec@enova.educacao.ba.gov.br. Dentre estes estão o diploma de conclusão do curso exigido para a função, RG e CPF, comprovante de residência e declaração de não acúmulo de cargos e certidões negativas. O prazo estipulado para a entrega da documentação obrigatória será de dez dias úteis, compreendido entre os dias 4 e 15 de maio de 2026.

Além do envio eletrônico, os convocados devem realizar a entrega presencial dos documentos, em original e fotocópia, para conferência. Os aprovados no Núcleo Territorial de Educação (NTE) 26 – Salvador precisam comparecer à Secretaria da Educação do Estado da Bahia, localizada na Avenida Luiz Viana Filho, nº 550, 5ª Avenida, Centro Administrativo da Bahia (CAB), 1º andar, sala 117, das 8h30 às 11h e das 14h às 17h. Já os candidatos aprovados para o interior do Estado devem comparecer às sedes dos Núcleos Territoriais de Educação (NTEs) correspondentes.

Veja também

flica2026
Escritoras internacionais debatem violência política, racismo e crises migratórias na FLICA 2026
A ruandesa Scholastique Mukasonga e a venezuelana María Elena Morán compartilham suas trajetórias na...
sem_titulo-3
Forças do Ceará intervêm para garantir água após ameaça de facção
Comerciantes teriam sido ameaçados por integrantes do Comando Vermelho As forças de segurança do Ceará...
pzzb3511
Novas regras de atendimento ao consumidor começam a valer hoje
Novo decreto do SAC exige contato direto por telefone e outros canais A partir desta segunda-feira (2),...
jornalistas
ONU ressalta importância de proteger jornalistas e acesso à informação
Guterrez: jornalistas pagam preço exorbitante por dizer a verdade “Em todo o mundo, jornalistas...

Opinião

ucsal
UCSal: semeando saberes e sonhos ao longo de 65 anos