Salvador, 25 de outubro de 2026
Editor: Chico Araújo

Ebola: OMS eleva a muito alto risco na República Democrática do Congo

Até o momento, há 82 casos confirmados no país
A Organização Mundial da Saúde (OMS) elevou de “alto” para “muito alto” o risco imposto pelo surto de ebola na República Democrática do Congo (RDC). O anúncio foi feito pelo diretor-geral da entidade, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

“O surto de ebola da República Democrática do Congo está se espalhando rápido. Anteriormente, a OMS havia avaliado o risco como alto nos níveis nacional e regional e como baixo a nível global”, disse, em pronunciamento.

“Estamos agora revisando nossa avaliação de risco para muito alto a nível nacional, alto a nível regional e baixo a nível global”, completou Tedros.

Dados da OMS mostram que, até o momento, 82 casos de ebola foram confirmados na RDC, além de sete mortes. “Mas sabemos que a epidemia no país é muito maior. Há quase 750 casos suspeitos e 177 mortes suspeitas”, destacou o diretor-geral.

Segundo ele, nesta na última quinta-feira (21), houve um “incidente de segurança” onde em um hospital localizado na província de Ituri – tendas e suprimentos de saúde foram incendiados.

“Construir a confiança nessas comunidades é essencial para uma resposta bem-sucedida e é uma das nossas maiores prioridades”, concluiu Tedros.
Agência Brasil

Veja também

Lula
Lula terá desafio de governar com Congresso de oposição
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi reeleito presidente da República neste domingo (25), após uma disputa...
whatsapp-image-2026-04-07-at-21.25
Mailza Assis é reeleita governadora do Acre
Com 83,88% das urnas apuradas, a candidata Mailza Assis (PP) está matematicamente reeleita governadora...
cadu-xavier-gov-rn-divulgacao-facebook-2 (1)
Rio Grande do Norte elege Cadu de Lula governador do estado
Com 98,76% das urnas apuradas, o candidato Cadu de Lula (PT) foi eleito governador do Rio Grande do Norte....
_int7543
De virada! Lula supera Flávio Bolsonaro e vai para o quarto mandato na Presidência
Luiz Inácio Lula da Silva, 80 anos, foi reeleito neste domingo (25) para seu quarto mandato à Presidência...

Opinião

ucsal
UCSal: semeando saberes e sonhos ao longo de 65 anos