Salvador, 25 de julho de 2026
Editor: Chico Araújo

Exame de ultrassom reduz necessidade de colonoscopias frequentes no tratamento de doenças intestinais crônicas

Ultrasound diagnosis of the stomach on the abdominal cavity of a man in the clinic, close-up view. The doctor runs an ultrasound sensor over the patient's male abdomen. Diagnostics of internal organs.

Campanha Maio Roxo chama atenção para o crescimento dos casos de Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa no Brasil e destaca tecnologia pioneira na Bahia para monitoramento da inflamação intestinal

Um exame de ultrassonografia intestinal realizado de forma pioneira na Bahia pode ajudar a reduzir a necessidade de colonoscopias frequentes no acompanhamento de pacientes com Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa. A tecnologia vem sendo utilizada em estudos clínicos conduzidos pela Clínica IBIS, em Salvador, e ganha destaque durante o Maio Roxo, campanha de conscientização sobre as Doenças Inflamatórias Intestinais (DIIs), que vêm registrando crescimento no Brasil e no mundo.

Segundo a gastroenterologista Genoile Santana, a ultrassonografia intestinal permite acompanhar a inflamação do intestino de forma menos invasiva e com potencial para ampliar o monitoramento clínico dessas doenças. “Um diferencial importante é que a IBIS é pioneira na Bahia na realização da ultrassonografia intestinal, exame voltado especificamente para o acompanhamento da inflamação tanto na Retocolite Ulcerativa quanto na Doença de Crohn”, destaca a especialista.

De acordo com a médica, a tecnologia vem sendo utilizada em algumas das pesquisas desenvolvidas pela instituição e pode representar um avanço importante no acompanhamento clínico das DIIs. “O estudo avalia como o ultrassom ajuda na avaliação da inflamação e, futuramente, pode até substituir parte do acompanhamento mais frequente realizado por colonoscopia. É um método interessante para monitorar o processo inflamatório intestinal”, explica Dra. Genoile.

A Clínica IBIS conduz atualmente 11 estudos clínicos em Doenças Inflamatórias Intestinais, sendo oito voltados para Doença de Crohn e três para Retocolite Ulcerativa. Desde 2020, a instituição participa de pesquisas nacionais e internacionais voltadas para doenças imunomediadas, permitindo que pacientes tenham acesso a terapias inovadoras e acompanhamento especializado.

Os estudos também investigam novas alternativas terapêuticas para pacientes com doença ativa, especialmente aqueles que não responderam adequadamente aos tratamentos disponíveis. “Os novos tratamentos pretendem preencher uma lacuna para pacientes que seguem sem controle adequado da doença, incluindo pessoas que não responderam às terapias já disponíveis”, afirma a gastroenterologista.

Casos de doenças inflamatórias intestinais avançam no Brasil

O aumento no número de diagnósticos de Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa tem chamado a atenção de especialistas e pesquisadores. Antes mais associadas a países desenvolvidos, as DIIs vêm apresentando crescimento expressivo também em países em desenvolvimento, como o Brasil. Segundo publicação da revista científica The Lancet Gastroenterology & Hepatology, mais de 7 milhões de pessoas convivem atualmente com essas doenças no mundo. Já estudos epidemiológicos publicados no periódico The Lancet Regional Health – Americas apontam aumento significativo da prevalência das DIIs no Brasil nos últimos anos, especialmente em centros urbanos.

Especialistas associam esse cenário a fatores como urbanização, mudanças nos hábitos alimentares, maior consumo de alimentos ultraprocessados, alterações ambientais e avanços na capacidade diagnóstica. Embora adolescentes e adultos jovens ainda estejam entre os grupos mais afetados, também tem sido observado um crescimento nos diagnósticos entre crianças e idosos.

Sinais de alerta ainda são pouco conhecidos

As DIIs ocorrem quando o sistema imunológico ataca cronicamente o trato gastrointestinal, e seu diagnóstico é um desafio devido à confusão dos sintomas com problemas comuns. Sinais de alerta incluem diarreia persistente com muco ou sangue, dor abdominal e fadiga intensa, podendo haver manifestações fora do intestino, como dores articulares. O diagnóstico precoce é essencial, pois, sem tratamento, a inflamação pode levar a complicações graves como obstruções, fístulas e necessidade de cirurgia, exigindo uma combinação de exames clínicos, laboratoriais e de imagem.

Veja também

Secult_cobertura_Protagonismo_Negro_Nosso_Mês_Preta_Preta_Pretinha_Julho_das_Pretas_Foto_Juliano_Sarraf_4
Julho das Pretas leva arte e debate sobre protagonismo negro ao Centro Cultural Barra do Pojuca
Foi por meio da arte que a iniciativa “Protagonismo Negro” reuniu mulheres e promoveu um diálogo sobre...
unnamed (2)
Novo reforço da Inter de Limeira, Heitor Roca vive expectativa de estreia diante de ex-clube e reforça confiança em acesso
Mesmo na liderança da Série C, a Internacional de Limeira segue reforçando o seu elenco com o intuito...
unnamed (1)
Daniel dos Anjos é anunciado como novo reforço do Becamex e inicia novo capítulo no futebol vietnamita
O atacante Daniel dos Anjos foi anunciado nesta quinta-feira como novo reforço do Becamex, do Vietnã,...
23_07_2026_Prefeitura promove protecao e desobstrucao de canteiros_Fot Bruno Concha_Secom_Pms (7)
Prefeitura inicia programa de recuperação de canteiros arbóreos com serviços na Rua Portugal, no Comércio
A Prefeitura de Salvador deu início, nesta semana, ao Programa de Proteção e Desobstrução de Canteiros...

Opinião

advs
Eleições na era digital: o uso da Inteligência Artificial nas eleições de 2026