Foram 16 anos de espera. O Vitória voltou a ocupar a liderança de títulos da Copa do Nordeste (ao lado do rival Bahia, que não participou dessa edição), vencendo novamente de de virada o Fortaleza. O pentacampeonato da competição fez a torcida comemorar muito pelas ruas de Salvador, coroando o bom momento da equipe, sob o comando de Jair Ventura. Autor do segundo gol, Kayser chegou a artilharia do campeonato, com seis gols marcados, ao lado de Wallyson, do ABC. O Fortaleza abriu o placar na primeira etapa com Luiz Fernando. Martinez empatou na segunda etapa e Kayser fechou o placar em 2×1, no agregado, 4×2.
A campanha histórica colocou o clube baiano novamente entre os maiores vencedores da competição. Com a conquista, o Vitória chegou ao quinto título oficial da Copa do Nordeste, igualando o Bahia no topo da lista de campeões do torneio. As taças reconhecidas pela CBF foram conquistadas em 1997, 1999, 2003, 2010 e agora em 2026.
O clube, no entanto, considera ter seis títulos regionais, já que também contabiliza a conquista do Torneio José Américo de Almeida Filho, realizado em 1976, antes da criação oficial da Copa do Nordeste.
A decisão diante do Fortaleza também marcou um novo feito para o Rubro-Negro. O Vitória chegou à sua oitava final da competição, ultrapassando o Sport no número de decisões disputadas. Já o time cearense participou de sua quarta final do torneio.
Com o título, o Leão da Barra encerra um longo jejum sem conquistas regionais e reforça sua posição entre as principais forças do futebol nordestino.
Agora, o elenco rubro-negro entra em período de recesso em razão da paralisação do calendário nacional para a disputa da Copa do Mundo. O retorno aos gramados está previsto para o fim de julho, quando a equipe enfrentará o Remo pela 20ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O compromisso da 19ª rodada, contra o Vasco, foi adiado devido à participação do clube carioca na Copa Sul-Americana.
Com o título, o Leão rubro-negro garante vaga antecipada à terceira fase da Copa do Brasil do ano que vem. Além disso, o clube assegurou, durante a campanha, um acumulado de R$ 6,5 milhões, sendo R$ 1 milhão pelo triunfo na decisão.
O herói do penta foi Emmanuel Martínez. Aos 26 minutos do segundo tempo, quando o Vitória perdia por 1 a 0 graças a um gol de Luiz Fernando na etapa inicial, o também atacante Erick bateu escanteio rasteiro pela direita e o meia argentino, livre, próximo da entrada da área, chutou de primeira, no ângulo direito do goleiro João Ricardo.
O Fortaleza se lançou com tudo ao ataque para recuperar a vantagem de um gol e, pelo menos, levar a decisão para os pênaltis, sem sucesso.
Pelo contrário. Aos 45, Martínez afastou a bola com um chutão desde o campo de defesa e deu o contra-ataque para Renato Kayzer. O centroavante invadiu a área e bateu rasteiro para virar o placar e decretar o título.


