Salvador, 14 de junho de 2026
Editor: Chico Araújo

Finalmente, penta: Após 16 anos, Vitória conquista Nordestão com nova virada em cima do Fortaleza

Foto: victor-ferreira/ECV

Foram 16 anos de espera. O Vitória voltou a ocupar a liderança de títulos da Copa do Nordeste (ao lado do rival Bahia, que não participou dessa edição), vencendo novamente de de virada o Fortaleza. O pentacampeonato da competição fez a torcida comemorar muito pelas ruas de Salvador, coroando o bom momento da equipe, sob o comando de Jair Ventura. Autor do segundo gol, Kayser chegou a artilharia do campeonato, com seis gols marcados, ao lado de Wallyson, do ABC. O Fortaleza abriu o placar na primeira etapa com Luiz Fernando. Martinez empatou na segunda etapa e Kayser fechou o placar em 2×1, no agregado, 4×2.

A campanha histórica colocou o clube baiano novamente entre os maiores vencedores da competição. Com a conquista, o Vitória chegou ao quinto título oficial da Copa do Nordeste, igualando o Bahia no topo da lista de campeões do torneio. As taças reconhecidas pela CBF foram conquistadas em 1997, 1999, 2003, 2010 e agora em 2026.

O clube, no entanto, considera ter seis títulos regionais, já que também contabiliza a conquista do Torneio José Américo de Almeida Filho, realizado em 1976, antes da criação oficial da Copa do Nordeste.

A decisão diante do Fortaleza também marcou um novo feito para o Rubro-Negro. O Vitória chegou à sua oitava final da competição, ultrapassando o Sport no número de decisões disputadas. Já o time cearense participou de sua quarta final do torneio.

Com o título, o Leão da Barra encerra um longo jejum sem conquistas regionais e reforça sua posição entre as principais forças do futebol nordestino.

Agora, o elenco rubro-negro entra em período de recesso em razão da paralisação do calendário nacional para a disputa da Copa do Mundo. O retorno aos gramados está previsto para o fim de julho, quando a equipe enfrentará o Remo pela 20ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O compromisso da 19ª rodada, contra o Vasco, foi adiado devido à participação do clube carioca na Copa Sul-Americana.

Com o título, o Leão rubro-negro garante vaga antecipada à terceira fase da Copa do Brasil do ano que vem. Além disso, o clube assegurou, durante a campanha, um acumulado de R$ 6,5 milhões, sendo R$ 1 milhão pelo triunfo na decisão.

O herói do penta foi Emmanuel Martínez. Aos 26 minutos do segundo tempo, quando o Vitória perdia por 1 a 0 graças a um gol de Luiz Fernando na etapa inicial, o também atacante Erick bateu escanteio rasteiro pela direita e o meia argentino, livre, próximo da entrada da área, chutou de primeira, no ângulo direito do goleiro João Ricardo.

O Fortaleza se lançou com tudo ao ataque para recuperar a vantagem de um gol e, pelo menos, levar a decisão para os pênaltis, sem sucesso.

Pelo contrário. Aos 45, Martínez afastou a bola com um chutão desde o campo de defesa e deu o contra-ataque para Renato Kayzer. O centroavante invadiu a área e bateu rasteiro para virar o placar e decretar o título.

Veja também

amendoim
É tempo de amendoim: saiba os benefícios e como aproveitar sem excessos
Professora de Nutrição da Unijorge orienta sobre as melhores formas de incluir o alimento na alimentação...
queda
Três homens presos por morte de jovem em salto radical não souberam explicar falha, diz polícia
Três homens presos em flagrante pela morte de Maria Eduarda Rodrigues de Freitas, de 21 anos, durante...
escocia
Escócia vence Haiti e vira líder do grupo do Brasil na Copa do Mundo
Europeus buscam ir além da 1ª fase do Mundial de maneira inédita O Grupo C da Copa do Mundo, em que está...
helicopteros-rj-s4ulysnmsndv
Dois helicópteros se chocam e deixam seis mortos no Rio
Aeronaves caíram sobre carros elétricos e provocaram incêndio Pelo menos seis pessoas morreram na manhã...

Opinião

advs
Eleições na era digital: o uso da Inteligência Artificial nas eleições de 2026