Salvador, 24 de outubro de 2026
Editor: Chico Araújo

Vitória vence o Barcelona e fica próximo de disputar final do Baianão após seis temporadas

Em jogo marcado por muita reclamação com a arbitragem, o Vitória bateu o Barcelona de Ilhéus por 2 a 0, na tarde deste domingo, e largou na frente no jogo de ida das semifinais do Campeonato Baiano. O Rubro-Negro, que teve gol anulado e pênalti revisado, só conseguiu marcar mesmo no segundo tempo, após PK tocar para Alerrandro balançar as redes. Já nos acréscimos, e quando o adversário tinha um jogador a menos, Zé Hugo ampliou para o time visitante.

O Campeonato Baiano 2024 passou a ter árbitro de vídeo a partir das semifinais. E, olha, neste domingo, ele trabalhou muito. Logo aos 13 minutos de partida, após gol do Vitória, Wagner Reway chamou o árbitro Emerson Souza Silva, que revisou e anulou lance. Aos 19 minutos, mais um chamado e revisão, desta vez para anular pênalti marcado para o Barcelona de Ilhéus.

A situação não mudou muito na etapa final, que teve o VAR chamando o árbitro para revisar um possível pênalti para o Vitória. Desta vez, Emerson Souza Silva manteve a marcação de campo. O jogo ainda teve muita reclamação da Onça pela não expulsão do volante Dudu, do Vitória, que já tinha cartão amarelo e fez duas faltas em sequência. Ainda deu tempo para expulsão do volante Tauã, que já tinha amarelo e parou Zeca com falta. Diante de tantos lances polêmicos, os jogadores dos dois times ficaram na bronca com o trabalho da arbitragem.

Etapa inicial quente no Mário Pessoa, e não só pela temperatura. O Vitória começou melhor e, aos 13 minutos, anotou o seu gol após bobeada de Bruno Ritter. O árbitro, contudo, foi chamado pelo VAR, viu falta de Dudu na origem e anulou lance. Os jogadores rubro-negros ficaram na bronca, mas não demorou para a situação inverter. Aos 19 minutos, Emerson Souza Silva marcou pênalti em Ramires, foi chamado novamente pelo árbitro de vídeo e anulou o lance.

Embora tenha ficado pegada a partir dos dois lances, a partida seguiu rendendo algumas boas chances dos dois lados. Cesinha, aos 31 minutos, saiu na cara do gol após lançamento e parou em Muriel. Na reta final, o time visitante pressionou e quase marcou com Rodrigo Andrade, de cabeça, e Matheusinho, em chute de fora da área.

A etapa final seguiu quente e teve o VAR em ação logo aos oito minutos, quando o árbitro foi revisar possível pênalti para o Vitória, mas manteve a marcação de campo. O Leão não se abateu e, três minutos depois, abriu o placar após bela jogada pela esquerda que terminou com cruzamento rasteiro de PK e gol de Alerrandro. A situação ficou ainda pior para o Barcelona aos 29 minutos, depois de Tauã ser expulso.

Com vantagem e um jogador a mais, o Vitória praticamente não levou perigo. A equipe também não criou muito para fazer o segundo e teve raras oportunidades, sendo uma com Iury Castilho, em cruzamento no meio da pequena área, e outra em finalização de Zé Hugo, já nos acréscimos. No último lance, quando a partida se encaminhava para um placar magro, Matheus Gonçalves fez bela jogada, e Zé Hugo ampliou de cabeça.

O jogo de volta entre as duas equipes estão marcado para daqui a uma semana, desta vez no Barradão, também às 16h (horário de Brasília).

Com o triunfo, o Vitória joga pelo empate ou derrota por até um gol de diferença para avançar para a final. O Barcelona de Ilhéus vai precisar vencer por três gols a mais que o Leão para se classificar ou por dois para levar a disputa para os pênaltis.

Informações do Ge Bahia

Veja também

Flávio Bolsonaro
Último dia para qualquer tipo de propaganda eleitoral é neste sábado
Campanha só está permitida até às 22h; confira regras Na reta final do segundo turno das Eleições de...
futebol
Ex-jogadoras da seleção de futebol incentivam alunas em escolas do Rio
Brasil sediará Copa do Mundo feminina em 2027 Na escola municipal Juan Antonio Samaranch, em Santa Teresa,...
Mateus
Bahia conquista prata no judô e bronze no triathlon nos Jogos da Juventude 2026
A delegação baiana conquistou duas medalhas no primeiro bloco dos Jogos da Juventude 2026, disputados...
chuva
Inmet: Domingo de eleição será chuvoso em boa parte do país; confira
Norte e Nordeste têm predomínio de tempo seco e calor O fim de semana de eleições terá predomínio de...

Opinião

ucsal
UCSal: semeando saberes e sonhos ao longo de 65 anos