Salvador, 24 de outubro de 2026
Editor: Chico Araújo

PF indicia Careca do INSS e mais 47 por esquema de descontos ilegais

Cerca de R$ 6,3 bilhões foram debitados de aposentadorias e pensões

A Polícia Federal (PF) encerrou nesta terça-feira (14) a primeira investigação oriunda da Operação Sem Desconto, que apura descontos ilegais de mensalidades associativas dos benefícios de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Os investigadores do caso concluíram pelo indiciamento de 48 investigados, incluindo o empresário Antonio Carlos Camilo Antunes, conhecido como Careca do INSS, e o ex-presidente do órgão Alessandro Stefanuto.

O inquérito que originou os indiciamentos apurou descontos irregulares de aposentados filiados a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer).

O relatório completo sobre as conclusões da investigação foi enviado ao ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal, que é relator do caso. O documento está em segredo de Justiça, os detalhes não foram divulgados.

O caso começou a ser investigado em abril de 2025 pela PF. Estima-se que cerca de R$ 6,3 bilhões foram descontados de aposentados e pensionistas entre 2019 e 2024.

A Agência Brasil busca contato com as defesas dos envolvidos. O espaço está aberto para manifestação.

Veja também

55610431705_f941f374d7_c
Debaixo de muita chuva e com Neymar expulso, Bahia cede empate ao Santos no apagar das luzes
O Baia perdeu uma grande oportunidade de voltar ao G-5 do Brasileeirão. Debaixo de uma chuva que deixou...
flavio-lula
Últimas pesquisas apontam empate técnico, mas com vantagem para Flávio Bolsonaro
As três pesquisas de opinião sobre o segundo turno das eleições divulgadas neste sábado repetiram o empate...
mega_aulao_ingressar_2026_foto_bruno_concha_secom_pms
Mega Aulão IngreSSAr reúne cerca de 4 mil estudantes no Centro de Convenções em preparação para o Enem
Cerca de 4 mil estudantes participam neste sábado (24) do Mega Aulão IngreSSAr, promovido pela Prefeitura...
Rodoviária
Gratuidade no transporte facilita deslocamento de eleitores para o segundo turno na Bahia
Operação Vai e Vota registra mais de 46 mil passagens emitidas e cerca de 1.200 horários extras para...

Opinião

ucsal
UCSal: semeando saberes e sonhos ao longo de 65 anos