Salvador, 9 de setembro de 2026
Editor: Chico Araújo

Bondinho encanta baianos e turistas com tour em pontos famosos de Salvador

 

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), através da Diretoria de Turismo (Ditur), vem promovendo uma série de passeios especiais em Salvador com o Bondinho Baiano. O percurso tem início no Elevador Lacerda, indo até o Bonfim, e retornando para o local de saída. Com 1h30 de duração, o tour tem atraído baianos e turistas, que aprovaram a iniciativa da gestão municipal, no âmbito cultural.

 

Os passeios acontecem de segunda a sábado, sempre com concentração às 9h e saída às 9h30 até as 11h, e às 13h, com saída às 13h30 até as 15h. Os atendentes do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) são os responsáveis pela abordagem, informando aos passageiros sobre o projeto e o roteiro, de forma gratuita, que percorre o Caminho da Fé, na Cidade Baixa, entre as basílicas de Nossa Senhora da Conceição da Praia e de Nosso Senhor do Bonfim, passando por igrejas históricas no trajeto, como a dos Órfãos de São Joaquim, Nossa Senhora dos Mares e Santa Dulce dos Pobres.

 

Serviço diferenciado – O gestor da Ditur, Gegê Magalhães, explica que a iniciativa traz um pouco do saudosismo, quando o Centro Histórico de Salvador era trafegado por bondinhos similares. “Esse bondinho é um pouco diferente, pois é puxado por um tratorzinho que atende esses roteiros. A primeira ideia nossa, quando a gente colocou o bondinho, foi dar um suporte ao Elevador Lacerda durante a reforma, já que ele está trabalhando com 50% da capacidade. Com o tempo, buscamos novos roteiros e esse, até a Igreja do Senhor do Bonfim, está sendo muito procurado pelos visitantes”.

 

O veículo possui ar-condicionado e um monitor de turismo vai apresentando informações sobre a cidade e os pontos turísticos do trajeto ao público. No bondinho também são exibidos vídeos sobre a história e a cultura de Salvador.

 

Percurso e visitas – O percurso de 8 km dura em torno de 30 minutos. Na Igreja do Bonfim, os participantes têm meia hora para visitar e conhecer a basílica, retornando em seguida para a Praça Municipal. “Mas, se a pessoa tiver interesse em ficar no Bonfim, para conhecer outros pontos, é possível também, basta nos avisar”, conta Clóvis Casais, um dos atendentes responsáveis.

 

Diretamente de Itapetininga, em São Paulo, o aposentado Ivo Ribeiro, de 73 anos, está visitando Salvador pela terceira vez e ficou encantado com o bondinho. “Achei sinceramente algo bem elaborado, e ainda tive a oportunidade de conhecer essa igreja maravilhosa. Até brinquei com meus amigos que vou levar o projeto para a minha cidade”.

 

Soteropolitana, a professora aposentada Glória Riella, de 62 anos, mora no Rio Vermelho e foi conhecer o bondinho após ver uma publicação nas redes sociais. “Eu achei uma iniciativa maravilhosa da Prefeitura. Eu vi no Instagram, aí me informei e resolvi turistar. Agora que me aposentei, estou conhecendo a minha cidade. O roteiro é excelente, e ainda com guias e em segurança, realmente estão todos de parabéns”, declarou.

Fotos: Bruno Concha/Secom PMS

Veja também

morta
São Franciso do Conde: suspeito de matar mulher com mais de 40 facadas após discussão por ciúmes é preso
Um homem de 36 anos foi preso na segunda-feira (7), suspeito de matar uma mulher com mais de 40 golpes...
crime
Homem que confessou ter feito disparo que matou filha de PMs no Imbuí já tinha sido preso em 2024 com moto roubada
O homem que foi preso após confessar ser o responsável pelo disparo que matou a filha de dois policiais,...
Edifício sede do Banco do Brasil, em Brasília
Bancários da Bahia anunciam greve em instituições públicas a partir da próxima quinta-feira
O Sindicato dos Bancários da Bahia anunciou a paralisação das atividades por tempo indeterminado no estado,...
flamengo
Flamengo é indicado ao prêmio de melhor clube masculino da Bola de Ouro 2026
O Flamengo está entre os cinco indicados ao prêmio de melhor clube masculino de 2026 da Bola de Ouro....

Opinião

WhatsApp Image 2026-08-24 at 12.03
Opinião: Formação profissional em jornalismo: o debate que o futuro exige