Salvador, 17 de outubro de 2026
Editor: Chico Araújo

TSE define regras para canais de WhatsApp durante a campanha

Atualização de resolução da Corte eleitoral foi por unanimidade

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) definiu nesta sexta-feira (16) regras para o funcionamento de canais de WhatsApp que apoiam campanhas eleitorais.

A decisão foi tomada após a guerra de liminares sobre o funcionamento do canal Exército do Lula, criado pelo deputado federal André Janones (Rede-MG) para apoiar a candidatura à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Por unanimidade, os sete ministros da Corte aprovaram uma atualização na resolução do TSE que trata da propaganda eleitoral na internet e da fiscalização dos canais de comunicação utilizados pelas candidaturas.

Conforme a decisão, canais que receberem apoio técnico ou financeiro das campanhas deverão ser registrados na Justiça Eleitoral.

O vínculo deverá ser estabelecido a partir do recebimento de recursos, ajuda técnica, além do direcionamento para página oficial do candidato.

O apoio espontâneo ou compartilhamento de materiais de campanha não poderão ser caracterizados como vínculo direto com a campanha.

Se as regras não forem cumpridas, os canais poderão ser desativados até que a regularização seja providenciada.

Na terça-feira (13), o presidente do TSE, Kassio Nunes Marques, determinou a reativação do canal Exército do Lula, após a campanha de Lula registrar o canal no tribunal, conforme determinação do ministro.

A reativação ocorreu após decisões conflitantes de Kassio e do ministro corregedor-geral do TSE, Villas Bôas Cueva, que havia liberado o canal.
Agência Brasil

Veja também

unnamed (3)
Grandes promessas da base do Joinville, João Neto e Kauan Hartman ganham oportunidade no elenco profissional aos 17 anos
O atacante João Neto e o volante Kauan Hartman, ambos de 17 anos, dão mais um passo importante na formação...
Movimentacao-SIMM_Fot-Bruno-Concha_Secom_Pms-7-scaled
Simm oferece 493 vagas de emprego em Salvador na segunda-feira (19)
O Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm) oferece 493 vagas de emprego em Salvador nesta...
Projeto Curare
Projeto Curare oferece atendimento gratuito de apoio à saúde mental neste sábado (17), no Stiep
Em alinhamento com as ações do Outubro Rosa e sob o lema “Saúde mental ao alcance de todos”, o Projeto...
feriado
Governador Jerônimo Rodrigues muda feriado do Servidor Público para sexta-feira (30)
O feriado do dia do Servidor Público Estadual, que transcorre em 28 de outubro, foi transferido para...

Opinião

WhatsApp Image 2026-09-30 at 23.25
Jaciara Santos: A sombra de 1964