Salvador, 23 de outubro de 2026
Editor: Chico Araújo

Após 2 anos, Rebeca Andrade volta a disputar etapa da Copa do Mundo

Competição serve de preparação para Mundial em Roterdã, em setembro

Maior medalhista olímpica do Brasil, a ginasta Rebeca Andrade voltará a representar o país na etapa da Copa do Mundo de Szombathely (Hungria), junto com Flávia Saraiva e Lorrane Oliveira. A atleta retorna à competição após pausa de dois anos para descansar corpo e mente. Na disputa mascullina, foram relacionados Arthur Nory, Caio Souza e Lucas Bittencourt.

As convocações foram anunciadas na noite de quarta-feira (20) pela Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), que também escalou atletas (homens e mulheres) para os Jogos Sul-Americanos em Santa Fé (Argentina). As duas competições em setembro servem de preparação para o Campeonato Mundial em outubro, em Roterdã (Holanda).

A competição na Hungria ocorrerá de 14 a 21 de setembro. Rebeca disputará as provas de salto e trave. Na última vez que se se apresentou em uma etapa da Copa do Mundo, em março de 2024, a brasileira faturou prata nas barras assimétricas. Meses depois, na Olimpíada de Paris, ela se tornaria a maior medalhista brasileira de todos os tempos ao subir quatro vezes ao pódio, com ouro no solo, duas pratas (salto e individual geral) e bronze por equipes. Na edição de Tóquio 2020, a ginasta já conquistara ouro no salto e prata no individual geral. Após Paris 2024, em setembro, a ginasta decidiu pelo período de descanso físico e mental.

Campeão mundial no salto (2021 e 2023) e no individual geral (2022), Rebeca iniciou o retorno gradual às competições em junho, pelo Campeonato Pan-Americano de Ginástica no Rio de Janeiro. De cara, ela arrematou o ouro no salto e sua presença foi crucial para a seleção brasileira levar prata por equipes.

Neste mês, a paulista de Guarulhos brilhou em uma apresentação única na prova de salto durante o Campeonato Brasileiro, no Distrito Federal. Rebeca cravou 14.800, a maior nota do mundo neste ano no aparelho, ao executar com perfeição um Yurchenko com dupla pirueta. Apesar do bom desempenho, ela preferiu não disputar a final, que exigiria um segundo salto.

Para a disputa masculina na Hungria a CBG convocou os atletas Arthur Nory, Caio Souza e Lucas Bittencourt. Outros integrantes da seleção brasileira de ginástica foram relacionados para os Jogos Sul-Americanos, em Santa Fé (Argentina) , de 11 a 17 de setembro.  A equipe feminina contará com Carolyne Pedro, Gabriela Barbosa, Gabriela Bouças, Júlia Coutinho, Duda Monteiro e Thaís Fidélis. Na disputa masculina, o Brasil terá cmo representantes Bernardo Miranda, Diogo Soares, Johnny Oshiro, Patrick Corrêa, Vitaliy Guimarães e Yuri Guimarães.

 

Agência Brasil

Veja também

unnamed (1)
Já com mais de 40 jogos no ano, Igor Fernandes valoriza ‘empenho coletivo’ do Náutico e projeta confronto com o Juventude
Jogando fora de casa pela Série B do Brasileirão, o Náutico somou um ponto importante diante do Goiás....
AME Pirajá
Multicentro AME Pirajá realiza Dia D do Outubro Rosa com oferta de mamografias
O Multicentro AME Pirajá, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador, realiza, neste sábado (24),...
Prefeito Bruno Reis na Câmara de Salvador-Foto-Betto Jr
Bruno Reis repudia violência sexual contra agente de endemias em Salvador: “Episódio revoltante, covarde e inaceitável”
O prefeito de Salvador, Bruno Reis, repudiou, nesta quinta-feira (22), o caso de uma agente de combate...
Blue Run Salvador - edição 2025 - Crédito - Fotoshow 2
Meia Maratona Blue Run Salvador Mater Dei terá mais de R$ 33 mil em premiações
Com percursos de 5, 10 e 21 km, prova acontece em 1º de novembro e recebe inscrições até 30 de outubro...

Opinião

ucsal
UCSal: semeando saberes e sonhos ao longo de 65 anos