Salvador, 9 de outubro de 2025
Editor: Chico Araújo

Bahia mobiliza municípios a aderirem ao Pacto Nacional pela Recomposição das Aprendizagens

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) está mobilizando os municípios baianos para aderirem ao Pacto Nacional pela Recomposição das Aprendizagens, iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que busca apoiar a recomposição das aprendizagens de estudantes da Educação Básica. As secretarias municipais, por meio de seus secretários, têm até o dia 19 de setembro para formalizar a adesão, de forma voluntária, na plataforma Simec (https://simec.mec.gov.br/login.php).

Para garantir a participação das redes municipais, a SEC estruturou um conjunto de ações estratégicas. Por meio da Coordenação de Educação Infantil e Ensino Fundamental em Diálogo com as Redes Municipais, a secretaria vai manter uma articulação direta com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação da Bahia (Undime-Ba), alinhando orientações e mobilizando dirigentes municipais.

Paralelamente, a Secretaria da Educação divulgará informações e materiais de apoio em grupos com técnicos das secretarias municipais para esclarecer dúvidas e orientar sobre cada etapa. Além disso, os 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTEs) estão atuando de forma descentralizada em todo o Estado, prestando acompanhamento técnico aos municípios e suporte direto às secretarias municipais de Educação.

A coordenadora da Educação Infantil e Ensino Fundamental da SEC, Graciene Guimarães, destacou a relevância da participação das redes municipais. “A adesão ao pacto é fundamental para que possamos enfrentar, de forma conjunta e articulada, os desafios da recomposição das aprendizagens. A Coordenação de Educação Infantil e Ensino Fundamental abriga a articulação estadual da política, o que reforça o compromisso da Bahia em apoiar cada município nesse processo”.

O Pacto Nacional pela Recomposição das Aprendizagens é uma política do Ministério da Educação (MEC), construída em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). A iniciativa busca apoiar os sistemas de ensino na superação das defasagens de aprendizagem acentuadas, principalmente no período pós-pandemia, garantindo que estados e municípios possam atuar de forma articulada no enfrentamento dos desafios educacionais.

O programa oferece apoio técnico e financeiro para que os entes federativos desenvolvam ações voltadas à recomposição das aprendizagens, com foco especial nos estudantes que apresentam maiores dificuldades. Sua estrutura está organizada em seis eixos principais: Avaliação; Currículo; Organização e Mediação Pedagógica; Materiais; Desenvolvimento Profissional; e Gestão Educacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Lula-3
Derrubada de MP é derrota imposta ao povo brasileiro, diz Lula
Presidente diz que adversários querem limitar programas sociais O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...
camara-1
Câmara aprova retirada da MP alternativa ao IOF; texto caduca
Texto precisava ser aprovado até hoje para não perder validade A Câmara dos Deputados aprovou pedido...
crise_israel_ira_palestina15
Trump anuncia acordo de paz entre Israel e Hamas e promete libertação de reféns
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na noite desta quarta-feira, 8, que Israel e...
Haddad
Haddad anuncia acordo para votar MP que substitui aumento do IOF
Fazenda estima perda de arrecadação de R$ 3 bi em 2026 após concessões O governo, o Senado e a Câmara...

Opinião

congresso
Plunct, plact, zum, não vai a lugar nenhum!